5.1.07

Os dois lados da estratégia

Diversos são os conceitos sobre estratégia. Inúmeros livros foram e são escritos sobre este tema. Será que toda empresa precisa ter uma? Existem quantos tipos de estratégias? Ela funciona? Quem é responsável por criá-la? E quem a implementa? Não tenho a pretensão de esgotar este tema, e seus conseqüentes questionamentos neste blog (pois eu quero que vocês voltem). De qualquer forma, segundo o professor Henry Mintzberg (altamente recomendável ler qualquer coisa desse autor), discutir sobre estratégia termina na dicotomia de que para qualquer vantagem desta existe uma desvantagem. Vamos a elas:

1 - “A Estratégia fixa a direção”.
Vantagem: O principal papel da estratégia é nortear a trajetória da empresa.

Desvantagem: Se a empresa está navegando em águas desconhecidas, fixar uma direção pode afundá-la. Talvez seja melhor navegar “conforme a maré”.


2 – “ A estratégia focaliza os esforços”.
Vantagem: A estratégia coordena as atividades multidepartamentais com o objetivo de se atingir um alvo comum.

Desvantagem: Se todos estão “empurrando” a empresa em apenas uma direção, pode fazer com que seus membros não vejam oportunidades “laterais” durante o percurso. Toda a IBM estava focada em construir os melhores computadores mainframes e ninguém viu a oportunidades dos PCs.


3 – “A estratégia define a organização”.
Vantagem: A estratégia proporciona a possibilidade das pessoas diferenciarem sua empresa da concorrência. Ela forma o “jeito” da empresa trabalhar, dando uma identidade a ela e fomentando a cultura organizacional.

Desvantagem: A empresa é um “ser” complexo. Definir a organização de forma simplista pode descaracterizá-la, afetando assim sua performance.


4 – “A estratégia provê consistência”.
Vantagem: A estratégia provê ordem a organização. Ela explica o papel da empresa dentro de seu mundo, facilitando a ação dos funcionários no dia-a-dia.

Desvantagem: Citando Mintzberg “ ...toda estratégia , como toda teoria, é uma simplificação que necessariamente distorce a realidade. Estratégias e teorias não são realidades; apenas representações (ou abstrações) da realidade nas mentes das pessoas. Isso significa que cada estratégia pode ter um efeito de informação falsa ou distorção”. Está aí o perigo.


Para aqueles que se interessarem em aprofundar no tema estratégia, sugiro a leitura do livro do professor Henry Mintzberg - Safári de Estratégia da Editora Bookman. Apesar do péssimo título, é um ótimo livro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Flávio, Muito legal sua iniciativa, acredito que poderemos incentivar a aquisição de conhecimento. Ficou muito legal. Um grande abraço.

Humberto

Related Posts with Thumbnails