22.1.07

Tendências do varejo global para 2007

Extraído do site ClienteSA 19/01/07.

A Deloitte, empresa de auditoria e consultoria, acaba de lançar a 10ª Pesquisa Anual - 2007 Global Power of Retailing. O estudo aponta os 250 maiores varejistas ao redor do mundo com base na compilação de dados públicos dessas empresas sobre o ano fiscal de 2005 (de 1º de Julho de 2005 a 30 junho de 2006). Além disso, também apresenta tendências do mercado global e análises sobre os principais desafios que os varejistas precisam enfrentar hoje em dia, entre eles, a busca pelo crescimento sustentável.

Os oito novos desafios do varejo global e as treze tendências que acompanham cada um deles:


1- Criação de valor


Projeção 1: Nos próximos cinco anos, a parcela de crescimento nas economias desenvolvidas que deverá ser alocada em gastos do consumidor deverá diminuir, já que deverá haver uma retração no consumo e um aumento com gastos públicos.

2- Otimizar a aplicação do capital de giro

Projeção 2: Varejistas terão de enfrentar forte pressão por parte dos investidores ávidos por retorno dos investimentos e aumento do valor do acionista. Isto deverá gerar uma onde de mais Fusões e Aquisições no setor, aumento dos dividendos, redução de dívidas e maior crescimento com a abertura de novas lojas.

3- Quando a globalização mostra sua outra face

Projeção 3: A combinação de forças políticas e econômicas deve aumentar o custo e reduzir o acesso a importações vindas dos EUA, Japão e Europa. Essa conjuntura deverá impulsionar os varejistas a buscarem por fontes mais caras em seus respectivos países de origem.


4 - Tecnologia: a chegada de transparência ao mercado


Projeção 4: A paridade de informação que deve existir entre consumidores e varejistas significa que consumidores terão ainda mais conhecimento sobre os produtos, diferenças de preço, tendências e lançamentos e desempenho do produto do que os próprios concorrentes no mercado. Isso deverá reduzir a demanda de profissionais na área de venda.


Projeção 5: A paridade em TI também significa que mais consumidores se tornarão vendedores por meio de sites de leilões ou outros meios de comércio eletrônico-facilitado e, consequentemente, abocanharão parte do market share dos varejistas convencionais.


Projeção 6: A tecnologia deverá trazer ainda mais transparência ao mercado como um todo, não apenas naquilo que diz respeito à democratização das informações sobre um produto em específico. Mas também, quando se fala em desobediência às boas práticas éticas e corporativas como utilização de trabalho infantil, fornecedores destruidores do meio ambiente, etc. Tudo isso, ganhará ainda mais evidência aos olhos de um consumidor que a cada dia se torna mais exigente e consciente sobre questões de responsabilidade social e ambiental.

5- Como fazer marketing para a geração "You Tube" de consumidores


Projeção 7: Sites como You Tube deverão potencializar crescimento explosivo desse tipo de mídia por anunciantes tradicionais.

Projeção 8: A interatividade dos "vídeo-blogs" farão deles ferramentas de ONGs e ativistas para protestar contra varejistas os quais são vistos como disseminadores de uma cultura politicamente incorreta.

6- A nova face do consumidor e trabalhador global


Projeção 9: A demografia da força de trabalho na próxima década deverá se tornar decisiva para os negócios no varejo nos países desenvolvidos, o que aumentará custos e tornará ainda mais crítica a contratação, treinamento e retenção de profissionais.


Projeção 10: Também na próxima década a demografia do consumidor se tornará negativa para o varejo, uma vez que, a tendência é que os consumidores em geral gastem mais com serviços, viagem, plano de saúde do que com bens/ produtos. Isso é relativo aos diferentes países. Aqueles que já atingiram um alto índice de desenvolvimento possui uma população mais interessada em serviços e qualidade de vida. Os consumidores de países em desenvolvimento, como o Brasil, por exemplo, o potencial de compra é mais alto.


Projeção 11: Para aumentar as vendas, a tendência é que as empresas voltem os olhos aos países em desenvolvimento, já que neles o público consumidor ainda é relativamente "jovem".

7- Crescimento da classe média mundial

Projeção 12: Com a limitação de crescimento em seus próprios países, os varejistas deverão recorrer aos países em desenvolvimento com maior potencial de consumo para poder aumentar volume de negócios.


8- O produto com estilo de vida

Projeção 13: Na busca pelo crescimento, marcas explorarão produtos e áreas menos convencionais para tentar criar um maior vínculo afetivo entre o consumidor e o produto/serviços oferecidos, associando marca a estilo de vida.

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