14.7.08

Indicação de um ótimo livro

Para aqueles que querem conhecer as principais idéias sobre gestão, fugindo dos modismos e receitas de bolo, sugiro a leitura do livro A Ciência da Gestão de Clemente Nóbrega. O autor consegue, através de textos curtos e agradáveis, apresentar e explicar as principais teorias de management da atualidade.

Vale a pena ler.

Abaixo segue a release do livro:

Gestão é tema mais do que recorrente entre as publicações das áreas de marketing e administração. Porém, nenhuma delas conseguiu abordar o assunto com profundidade e enfoque inovadores. Contrariando isso, Clemente Nobrega, um dos mais conceituados especialistas em questões empresariais brasileiras, acaba de lançar A Ciência da Gestão. Sob um viés revolucionário, o autor cria pela primeira vez parâmetros científicos para falar de conceitos tão difundidos entre estudantes e homens de negócios. É um lançamento da Editora Senac Rio.

“Princípios que nos levem com mais probabilidade de sucesso aos resultados que desejamos alcançar”. Esta é a definição de ciência da gestão dada pelo autor. O significado parece simples, mas em seu contexto há uma complexidade fascinante e profunda. Como toda a ciência, a gestão segundo o autor deve gerar resultados, ter como base relações de causa e efeito, obedecer a métodos como ocorre com a medicina, e depender das circunstâncias para ser aplicada. O autor inspirou-se nos preceitos teóricos criados pelo professor Clayton Christensen, da Harvard Business School, sobre estratégia, marketing e inovação.

A Ciência da Gestão é recheado de exemplos que dão a clara noção do suporte teórico abordado, como os cases Petrobras, Casas Bahia, Amil/Dix, Grupo Sílvio Santos. “Uma coisa é ter conhecimento sobre o mundo (a natureza/ o comportamento dos mercados/ a psicologia humana), outra é transformar esse conhecimento em coisas úteis. A ciência é a melhor forma de se chegar a saber alguma coisa. Gestão é a melhor forma de se fazerem coisas práticas usando aquilo que sabemos”, explica Clemente Nóbrega o porquê de sua associação. A Ciência da Gestão é voltado para professores e estudantes de marketing e administração. Mas, pela sua linguagem simples, pode ser facilmente ser assimilado por leigos e interessados pelo tema.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails