5.6.09

O melhor está por vir

Para quem se interessa por economia, sugiro veemente a leitura das páginas amarelas da edição da revista Veja de 27 de maio de 2009. A revista entrevistou a venezuelana Carlota Pérez, autora do livro Revoluções Tecnológicas e Capital Financeiro e professora da Universidade de Cambridge.

A professora é otimista em relação ao futuro. Segundo ela, estamos por ingressar numa nova “era de ouro” de crescimento econômico e prosperidade social. Isso acontecerá tão logo seja superada a crise atual, cujas características repetem algumas das anteriores. Após crises, a economia do mundo de mercado se ajusta, em geral incorporando novos avanços tecnológicos.

Particularmente eu gostei muito da resposta dela a seguinte pergunta:

Que políticas parecem mais adequadas neste momento?

Para começar, é preciso reconhecer que não se trata de regressar ao estágio em que estávamos antes do colapso, e sim de dar um passo adiante. Os governos terão de criar um mecanismo regulatório global para as finanças. Dentro dos países, deve-se reformular o mercado financeiro por meio de um conjunto de políticas fiscais e de controle. Os gastos públicos devem ser direcionados para favorecer os investimentos produtivos e inovadores. Os maiores lucros dos investidores têm de passar a vir da produção real. Os lucros fáceis com especulação devem ser contidos com impostos mais altos. Deve-se deixar para trás a máxima "Não trabalhe por dinheiro, deixe que o dinheiro trabalhe para você". Será preciso criar mais e melhores empregos que produzam e distribuam a riqueza segundo outro critério: o esforço empreendedor e de trabalho. O mundo financeiro terá de ser reorientado para criar formas de investir no setor produtivo. O essencial é favorecer a expansão e a inovação na produção.

Caso queiram ler toda a entrevista, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails