Quando li a tira do Adão Iturrusgarai no jornal Folha de São Paulo do dia 07/08/2009 me lembrei da enorme quantidade de livros de auto ajuda. Basta ver a lista dos livros mais vendidos. O poder do inconsciente, o poder do subconsciente, pensar positivo, amar em primeiro lugar, cinco passos para mudar a sua vida, etc. Eu já li vários e posso dizer que a maioria são livros de rápida e agradável leitura (ideais para pessoas que não gostam de ler) e muito superficiais (falam coisas bonitas que agradam todo mundo mas não abordam com profundidade um tema, não incomodando ninguém). Bom, quem tem um pouco de senso crítico já sabe disso.
O que a maioria não reflete são sobre os livros de auto ajuda para empresas. Eles seguem a mesma fórmula descrita acima. Downsizing, reengenharia, líder servidor, o sete segredos do sucesso, como derrubar a concorrência, o segredo está no marketing, feitas para durar, etc. Estes livros por algum motivo desconhecido ainda não sofrem as críticas merecidas. Vários autores estão na mídia cobrando fortunas para mostrar essas fórmulas do sucesso. Gostaria de saber quando a Gestão será tratada de forma séria e científica.
Enquanto isso, tanto as pessoas quanto as empresas sofrem cada vez mais quando essas fórmulas para o sucesso/felicidade dão erradas ao serem implementadas.
Até quando?
Nenhum comentário:
Postar um comentário