20.11.09

Os Prazeres e Desprazeres do Trabalho

Gosto muito do trabalho do escritor filósofo Alain de Botton. Um dos melhores livros que li no ano passado foi Desejo de Status escrito por ele.

No Brasil em outubro foi lançado o livro Os Prazeres e Desprazeres do Trabalho do mesmo autor. Corri imediatamente para a internet para comprar. Devorei o livro e no final, achei um bom entretenimento. Vocês verão na sinopse abaixo, que o autor fala sobre o tema trabalho. O mérito do autor foi fazer algumas reflexões sobre esse tema tão presente no nosso dia-a-dia, nos fazendo olhar por alguns ângulos via o prisma da filosofia e da arte. Sabe quando você passa pela mesma rua todos os dias e já não repara mais em nada? Alain de Botton nos mostra alguns detalhes interessantes e peculiares quando percorremos a “rua do trabalho”. Sem muita profundidade, mas uma leitura extremamente agradável.

Recomendo o livro como entretenimento.

Abaixo, transcrevo a sinopse da obra:

Após se dedicar a temas como viagens e arquitetura, o filósofo e escritor suíço Alain de Botton propõe, em Os prazeres e desprazeres do trabalho, uma profunda – e inédita – reflexão sobre o dia a dia de trabalhadores, tentando compreender por que escolheram suas profissões, que alegrias e angústias obtêm delas e o que elas dizem sobre suas personalidades. Boa parte de nosso tempo é gasta no trabalho, uma atividade tão trivial que acaba não recebendo sua devida atenção. Para investigar esse universo e fazer jus ao que há de belo e de amargo nele, Botton decidiu fazer um passeio por ambientes – de uma fábrica de biscoitos a uma inusitada feira de peças para aviões, entre outros espaços. Assim, em dez capítulos, que podem ser lidos como reportagens, relatos de viagens ou ensaios filosóficos, traça um painel tão duro quanto comovente do trabalho.


Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails