6.11.09

Um homem com determinação

Esse blog sempre abordou assuntos relativos ao mundo dos negócios, com uma pitada de humor. Hoje vou falar sobre um livro bem interessante que li chamado As Vidas de Chico Xavier. A princípio esse livro, que trata da vida do médium espírita Chico Xavier, nada tem a ver com negócios. Bom, isso é verdade por isso gostaria de destacar apenas um aspecto do protagonista dessa obra.

Eu não sou espírita e não tenho nada contra essa e todas as outras religiões sérias. Quando li esse livro, fui movido pela curiosidade. Como alguém como Chico Xavier, nascido pobre, sem uma boa educação escolar, se tornou uma figura internacionalmente conhecida? Como esse ser humano simples conseguiu realizar tantas obras de caridade ajudando milhares de pessoas? Aí que a vida de Chico Xavier concilia com o mundo do Management. Ele foi movido por uma determinação incorruptível. Nos momentos em que ele foi execrado ou glorificado pela opinião pública, ele se manteve constante aos seus princípios. Não reagiu conforme a maré. Buscou durante sua vida aprender. Ser uma pessoa com menos defeito. Não cometer os mesmos erros. Melhorar e se aperfeiçoar sempre, dentro de uma linha de caráter inegociável.

Bom, será que não são essas atitudes que devem ser adotados pelos executivos e pelas empresas hoje em dia? Fica aqui a pergunta.


Bookmark and Share

2 comentários:

kah disse...

Gostei do que disse sobre a persistência e a determinação incorruptível de Xavier. Não sou adepta a essa religião, mas realmente como qualquer ser humano Chico Xavier enfrentou problemas e se superou.Bem baseada na minha experiência como futura professora mas já atuando na educação, sempre comparo a escola como uma empresa (logicamente com suas diferenças de organização) a escola apresenta desafios e mudanças na gestão de pessoas. Imagina só: o professor gerencia de 30 a 40 alunos, a supervisora pedagógica gerencia de 5 a 15 salas, atende os pais dos alunos dessas salas, supervisiona a construção de projetos educacionais e o Projeto Político Pedagógico, a vice-direção auxilia a direção a gerenciar a equipe de professores, funcionários da limpeza alunos, atendimento aos pais e procedimentos burocráticos. Puxa!!!Até cansa só de ler!!!
Se a educação ainda enfrenta problemas e toda responsabilidade de progresso e futuro da nação, é de se falar que é preciso que TODOS tenham determinação apesar das dificuldades.
Abraços,
seu blog está excelente.

Flávio Oliveira disse...

Cara Kárita. Concordo com você, para ser professor no Brasil tem que ter muita determinação. Para um trabalho ser significativo ele precisa dar prazer ou ajudar o próximo. E é justamnete isso que os professores fazem, ajudam o ser humano. Muito bonito isso. Obrigado pelo elogio ao blog e continue acompanhando. Abraço.

Related Posts with Thumbnails