22.3.10

Marketing de chocalho

"Os bebês ocasionalmente ficam cheios de energia ao usar o chocalho para chamar atenção. Mas logo ficam entediados e partem para outras técnicas. Mais cedo ou mais tarde eles acabam voltando para o chocalho.

A maioria das empresas e quase todos os profissionais de marketing são tocadores de chocalho. Eles experimentam algum truque, técnica ou produto, se concentram nisso por algum tempo, perdem interesse e tentam outra coisa. Depois de algum tempo, frustrados, eles voltam a tentar tudo de novo, apenas para provar a si mesmo que estão fazendo tudo o que é possível para disseminar a mensagem".

*Trecho do livro O Futuro Não é Mais o Mesmo de Seth Godin

Gostei do trecho acima retirado do livro do guru de marketing, senhor Seth Godin. Como trabalho na mesma empresa por mais de oito anos, vivenciei isso várias vezes, principalmente quando a gestão muda.

Sempre chega um chefe novo que tenta coisas que não funcionaram no passado. Mesmo sendo avisados ele não acredita. Passa o tempo e ele tenta novas técnicas. Se o período for acima de um ano, e ele não foi mandado embora, incrivelmente (e irracionalmente) ele volta com a técnica original acrescentada de insignificantes alterações. Acho que nossa vida é um ciclo onde tentamos mudar, mas voltamos aos mesmos problemas de antes (vejam os regimes por exemplo).

Como quebrar isso? O primeiro passo é estar alerta a esses ciclos.


Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails