21.4.10

CK Prahalad faleceu

Um dos maiores gurus do management da atualidade senhor CK Prahalad, faleceu. Uma grande tristeza, pois sou fã dele. Um dos melhores livros de negócio que li, Competindo pelo Futuro, é de autoria dele junto com Gary Hamel. Essa dupla também escreveu o seminal artigo The Core Competence of The Corporation.

Uma pena.

Abaixo republico um post falando sobre esse grande pensador.

Morre Prahalad, um dos maiores gurus do management
Por Redação, Administradores.com.br

O pensador indiano, Coimbatore Krishnarao Prahalad, mais conhecido como C. K. Prahalad, faleceu na última sexta-feira (16), em San Diego, nos Estados Unidos. Segundo jornais norte-americanos, a família informou apenas que ele morreu após uma doença breve. O guru do management tinha 68 anos e era uma das figuras mais influentes do mundo dos negócios.

Nascido em Chennai, na Índia, C. K. Prahalad graduou-se em Física pela Universidade de Madras. Mais tarde, fez uma pós-graduação no Instituto Indiano de Gestão Ahmedabad (IIM-A) e depois foi para a Harvard Business School, onde fez doutorado.

Após um período como docente no IIM-A, Prahalad voltou aos EUA e se radicou como professor da Universidade de Michigan, onde ficaria conhecido pelas ideias inovadoras que publicou em diversos livros, como Competindo pelo Futuro (em parceria com Gary Hamel) e O Futuro da Competição (juntamente com Venkat Ramaswamy), além do mais recente, o best-seller "A Riqueza na Base da Pirâmide".

Apesar de ter passado a viver nos Estados Unidos, o pensador nunca se desligou da Índia. Tomando o país natal como exemplo, Prahalad acreditava que era possível erradicar a pobreza através de estratégias de negócios. Ele costumava dizer que a Índia conseguiu a independência em 1947, mas não ganhou sua liberdade, e que poderia conseguir isso através do empreendedorismo.

Prêmios

As ideias de vanguarda renderam a Prahalad prêmios importantes, como o McKinsey Prize, que premia o melhor artigo da década publicado na Harvard Business Review. O indiano ainda teve artigos premiados como melhores da década no Strategic Managment Journal e no European Foundation for Management Award. Além disso, ele foi o primeiro homenageado pelo Lal Bahadur Shastri, em 2000, pelas contribuições à gestão de negócios e à administração pública.


Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails