29.10.10

Inovação e empreendedorismo corporativo

 Acabei de ler o livro sobre inovação e intra-empreendedorismo chamado Grow From Within de Robert Wolcott e Miachael Lippitz. O livro apresenta duas ferramentas bastante interessantes e práticas.

A primeira ferramenta é o Radar da Inovação. De acordo com os autores, existem 12 dimensões para inovação. Essa ferramenta pode servir para analisar o posicionamento estratégico da empresa e/ou produto perante seus concorrentes, e endereçar a equipe de inovação, quais pontos elas devem trabalhar para diferenciar a solução em relação aos produtos/serviços similares no mercado.

Outra ferramenta que achei bastante interessante é Os Quatro Modelos de Empreendedorismo. A premissa é que as empresas estabelecidas precisam fomentar, internamente, uma cultura empreendedora, para poderem sobreviver, principalmente no longo prazo. Para isso os autores propõem quatro modelos de empreendedorismo corporativo –oportunista, facilitador, defensor e produtor– e apontam seus respectivos benefícios e desafios.


O livro é de leitura bastante agradável, mas infelizmente está apenas em inglês. Os autores, que são professores da Kellogg School, apresentam as teorias juntamente com diversos cases práticos. Para aqueles que precisam implantar a cultura de inovação em um grupo econômico, recomenda fortemente a leitura dessa obra.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails