22.11.10

Indicação de leitura: O verdadeiro Poder

Acabei der ler o livro O Verdadeiro Poder de Vicente Falconi. O senhor Falconi é considerado um dos maiores consultores de negócios do Brasil.


O autor apresenta no livro os principais conceitos e metodologias que ele considera importante para fazer uma empresa desenvolver e crescer. A obra é de fácil e agradável leitura.

Quando terminei de ler o livro fiquei com alguns sentimentos meio confusos. Achei interessante como o autor simplifica o modelo de gestão da empresa. Ele, com formação em engenharia, apresenta ferramentas como Qualidade Total, Gerenciamento por Diretrizes, PDCA, e enaltece a importância do raciocínio estatístico/analítico. Fica parecendo que toda empresa funciona mais ou menos como uma indústria e o que elas precisam é reduzir seus custos através da melhoria dos processos. Fazendo isso, elas irão prosperar.

É claro que toda empresa precisa reduzir seus custos. Como falam por aí: “custo é igual unha, tem que cortar sempre”, mas os desafios das empresas extrapolam isso. Hoje o que observamos é o grande desafio da empresa em buscar novas fontes de receita. Novos clientes, novos produtos, ovos mercados, inovação, parceria, etc. Esses desafios não são abordados no livro. O autor não propõe nenhuma ferramenta/metodologia para essas questões. Daí veio um pouco o meu sentimento de frustração. Hoje, achar “dinheiro novo” (o que chamo de inovação) é um dos maiores desafios para empresas no século XXI.


De qualquer maneira recomendo a leitura do livro. Eu mesmo estou aproveitando alguns insights que tive lendo a obra para utilizar no planejamento estratégico da empresa onde trabalho. O raciocínio pragmático/sistemático/analítico do senhor Falconi continua muito útil nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails