7.2.11

Starbucks muda de logo para ganhar novos mercados

Época Negócios - 6/01/2011

Depois da tentativa frustrada da Gap de mudar seu logo, outra marca ícone da cultura norte-americana decidiu renovar o visual. A Starbucks terá uma cara diferente a partir de março deste ano. O novo logo da maior rede de cafeterias do mundo abandonará os dizeres Starbucks Coffee e trará para o primeiro plano a clássica imagem da sereia que representa a empresa.

Esta será a quarta mudança no visual da marca desde sua fundação, em 1971. A última delas ocorreu há mais de dez anos, em 1992. Desta vez, a preocupação da companhia não é apenas estética. A Starbucks decidiu retirar a palavra coffee (café) do logo, pois a empresa tomou a decisão de explorar outros mercados, vendendo produtos inclusive fora de suas lojas. Nos Estados Unidos, por exemplo, a rede já comercializa uma linha de sorvetes à base de café que pode ser encontrada também em supermercados e lojas de conveniência.

“Mesmo tendo sido sempre uma empresa de café, o que sempre continuaremos a ser, é possível que no futuro tenhamos outros produtos com nosso nome e sem café em seu conteúdo”, afirmou Howard Schultz, CEO da Starbucks, no lançamento do novo logo, que marca também o 40° aniversário da empresa.

A substituição das marcas será feita de forma gradual. Ela se iniciará em itens como copos e guardanapos em março deste ano, antes de ganhar os letreiros das lojas.

A criação do novo visual, como era de se esperar, foi um processo desafiador e demorado. “Desde o começo queríamos honrar o antigo logo. Após centenas de tentativas, encontramos a resposta na simplicidade. Retiramos as palavras, optamos pela cor verde e tiramos a sereia de dentro do arco. Durante 40 anos, ela representou o café, agora ela é a nossa estrela”, afirma Mike P., diretor sênior de criação.

Para quem está curioso sobre a origem da sereia, a história por trás dela não é tão emocionante. Sua imagem foi escolhida por ser uma boa representante das raízes náuticas de Seattle, onde a Starbucks nasceu, e da história transoceânica do café.

Agora, resta saber como o consumidor reagirá a essa mudança. Marcas levam décadas para serem construídas e qualquer alteração pode levar à fúria seus fãs mais leais. A Gap que o diga. Os protestos pela web foram tão intensos que a empresa teve de voltar atrás em sua decisão. Será este o destino da Starbucks?

Um comentário:

John C. disse...

Não gostei desta nova logomarca da Starbucks. Parece menos...substantivo, sem tradição, sem qualidade. Garanto que ninguem sabia que aquela figura la dentro era uma sereia -- confesso que eu nao sabia. Agora da para reparar, e parece que estou comprando produto de alguma seita mistica. Mais apropriada para uma linha de atum enlatinada. Acho arriscado para uma empresa que conseguiu crescer nos ultimos dois anos arranhando sua imagem para qualidade (comigo, pelo menos) com a introdução de café instantaneo. Mas faz certo sentido tirar a referencia a café – desde sempre observo mais apropriado chamar a empresa de “Starbucks Dairy” (por volume, vende pouco café -- vende muito mais leite!) Starbucks conseguiu popularizar espresso entre nos norte americanos (sou um) frente do nosso tradicional "chafé" somente diluindo em litros de leite e xaropes doces.

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