21.6.11

Investimento em inovação é baixo, mas empresas preveem aumento

Respondi recentemente um pesquisa da FDC e Amcham e gostaria de compartilhar com vocês o resultado da mesma.


Investimento em inovação é baixo, mas empresas preveem aumento


Que a inovação é um quesito importante para a empresa se manter sempre competitiva no mercado, a maioria das empresas parece saber disso. Mas nem todas colocam em prática essa ideia. De acordo com uma pesquisa Amcham, em parceria com a Fundação Dom Cabral, só 17% das empresas investem mais do que 4% do faturamento em inovação, mas, em compensação, 78% pretendem ampliar a verba destinada a essa área.


O levantamento, feito com 300 executivos de médias e grandes empresas com cargos de gestão da inovação e estratégia, mostra que 9% das participantes não fazem nenhum aporte para inovação e 74% delas fazem investimentos de menos de 4% do faturamento. Entre as companhias que não vão aumentar esses valores, 17% pretendem manter o mesmo volume de investimento e 6% querem reduzir.


Para 39% dos pesquisados, a principal estratégia usada atualmente para avançar nas novas tecnologias é buscar melhores práticas de inovação nas matrizes e outras empresas. A rede de parceiros é estratégica para 23% e a formação de equipes de inovação na empresa é a tática principal para 17% dos participantes.


Tendências


A contratação de CEOs mais voltados para a área de inovação é, segundo a pesquisa, a principal tendência em relação à inovação nas empresas. Os presidentes-executivos terão o papel de inserir a inovação na cultura da companhia e criar um ambiente adequado para isso. Mais parcerias com universidades e empresas são a segunda tendência mais apontada pelos pesquisados, que também acreditam que o mercado terá mais investimentos em tecnologias e ferramentas nessa área. O aumento dos investimentos em inovação vem logo atrás na lista das principais tendências, de acordo com os participantes do levantamento.


Fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails