9.1.07

Dez Leis Para Ser Feliz 1ª Parte

No artigo Em Busca de Um Significado*, publicado pela revista Consumidor Moderno nº 109 de novembro, é descrito os resultados de uma pesquisa realizada pela FEA-USP com apoio da Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (Abrarec). A pesquisa mostra que os executivos trabalham mais satisfeitos quando os valores da empresa estão alinhados com os pessoais. Até aí nenhuma novidade. Mas antes mesmo do executivo estar feliz na empresa, ele precisa estar feliz com ele mesmo. Não sou muito fã de livros de auto-ajuda mas acabei de ler um do psicanalista Augusto Cury que me chamou a atenção. O nome do pequeno, mas poderoso, livro é as Dez Leis Para Ser Feliz (Editora Sextante).

Hoje e amanhã estarei reproduzindo aqui trechos dos dez princípios contidos no livro. Espero que gostem.

1 – Contemplar o belo

Contemplar o belo é fazer pequenas coisas um espetáculo aos nossos olhos. É dialogar com os amigos, elogiar as pessoas, amar os desafios da vida. É admirar as crianças, ouvir as histórias dos idosos. É descobrir coisas lindas e ocultas que nos rodeiam.

2 – Sono reparador

O sono reparador é o sono que renova a energia física e psíquica. É o sono profundo, relaxado, agradável. É o sono que alimenta a tranqüilidade e estimula a inteligência. Uma vida feliz começa com um sono feliz. Quem tem um sono reparador pode melhorar em até 50% seu rendimento intelectual.

3 – Fazer coisas fora da agenda

Fazer coisas fora da agenda é fazer coisas inesperadas, romper a rotina, quebrar a mesmice. É nutrir sua história com aventura. É ser um caminhante nas trajetórias do próprio ser. É gastar tempo com aquilo que lhe dá lucro emocional e não financeiro.

4 – Exercícios físicos e alimentação saudável

Fazer exercícios físicos regulares estimula o metabolismo. Melhora a irrigação sangüínea. Renova a energia cerebral. Retarda o envelhecimento físico e mental. Os exercícios físicos liberam um excelente calmante natural, a endorfina. Ela relaxa, tranqüiliza e induz ao sono.

5 – Gerenciar a emoção

Gerenciar a emoção é capacitar o eu, que representa a vontade consciente, para administrar a energia emocional da dor. É expandir a energia do amor, da satisfação, da paz interior. É destruir as algemas da ansiedade, do medo, da insegurança. É libertar-se do cárcere da emoção.

*Caso queiram ter acesso ao artigo, me enviem um e-mail solicitando-o.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ja li este livro tambem.
É muito interessante

Related Posts with Thumbnails