16.5.07

Viva a Nitento!

Hoje, nas revistas de negócios, de cada 10 exemplos de inovação, 9 usam o case Apple e seu IPod. Sem tirar os méritos desse case, gostaria de apresentar um outro digno de louvor: Nintendo (Wii) x Sony (Playstation 3) x Microsoft (XBox 360).

Depois de perder a sua hegemonia no mercado de console de games para o Playstation e posteriormente o XBox, a Nintendo começa a dar a volta por cima com o seu Wii. Em vez de apostar no paradigma do mercado (jogos mais apurados e conectividade para se jogar em rede), a Nintendo apostou na simplicidade (jogos visualmente mais simples e menos complexos, afinal ninguém tem muito tempo para jogar) e interatividade através de novos controles que faz com que a pessoa tenha uma maior participação física).


Conforme a reportagem abaixo, ainda é cedo para ver se a Nintendo terá um crescimento contínuo e sustentável, mas a inovação que o Wii trouxe, sem dúvida, afetará profundamente os paradigmas atuais do mundo dos consoles de videogames.

Inovação: O Código Senha da Reação Nintendo
Beth Chandler, de Boston, especial para o MadiaMundomarketing.

Embora não seja do conhecimento de todos, a japonesa NINTENDO é uma empresa centenária. Era uma espécie de COPAG do Japão, fabricando durante décadas jogos tradicionais, muito especialmente os de cartas.

Até que um dia decidiu conferir porque a ATARI, MATTEL e PHILIPS haviam abandonado o território dos videogames com seus ATARI, INTELEVISION e ODISSEY, assim que os microcomputadores começaram a invadir empresas e casas. E perplexa, concluiu que as 3 empresas tinham se precipitado e abandonado uma mina de ouro com muito a produzir. As 3 empresas acreditavam que ninguém mais jogaria em consoles específicos de videogames, já que os micros ofereciam esses mesmos jogos e muito mais, ou seja, decidiram apostar na convergência, num mundo onde as pessoas são cada vez mais divergentes e valorizam e buscam os especialistas em todos os campos de atuação.

Mergulhou de cabeça na mina de ouro abandonada, e voltou a produzir ouro em larga escala assumindo a liderança do território, seguida tempos depois pela SONY e pela MICROSOFT.

Nas rodadas seguintes foi perdendo terreno e sendo superada pelos concorrentes, até chegarmos a nova geração de videogames e que é composta pelo MICROSOFT Xbox 360, SONY PLAYSTATION 3, e pelo Wii da própria NINTENDO.

Enquanto seus dois principais concorrentes apostaram e investiram num hardware capaz de garantir gráficos e visual sofisticado na rodagem dos jogos, a NINTENDO decidiu mudar o território do jogo, INOVAR, e apostar que as pessoas, os videogames, queriam mais interação, maior participação física, mesmo. E dotou o até então estranho Wii, como controles sensíveis, e que permitem que em suas casas as pessoas joguem tênis, golfe e lutem, como se estivessem fazendo no mundo real: movimentando-se.

Ainda é muito cedo para se dizer se a NINTENDO mudou, novamente, a história dos videogames mas, seguramente, garantiu o direito a ser mais respeitada e considerada por seus concorrentes que já a diziam “fora do páreo”. Mais que isso, está obrigando a todos eles, e aos fabricantes de software, a reconsiderarem suas estratégias. Desde a chegada do Wii os números brilham mais na direção da INOVAÇÃO da NINTENDO. Nos EUA, e segundo o NPD GROUP, que metrifica esse mercado, e especificamente no último mês de fevereiro, foram vendidos 335 mil Wiis, contra 228 mil Xbox, e 127 mil Playstation 3.

NINTENDO LIVES!

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