17.3.08

Maestria 08

Finalmente, você terá que decidir se quer realmente gastar o tempo e o esforço necessários para continuar no caminho. Se quiser, aqui estão cinco diretrizes que talvez ajudem. Embora estejam concentradas na maestria, elas também se aplicam a qualquer mudança em sua vida.

1. Tome consciência do modo como funciona a homeostase.

Esta pode ser a mais importante de todas as diretrizes. Espere resistência e coice. Compreenda que, quando se puserem a soar os sinos de alarme, isso não quererá dizer, por força, que você está doente, ou louco, ou preguiçoso, ou que tomou a decisão errada quando optou por embarcar na jornada da maestria. Na verdade, você pode interpretar esses sinais como indicação de que sua vida está mudando de forma definitiva – exatamente o que você queria. Pode ser, naturalmente, que você tenha começado alguma coisa que não era certa para você; só você poderá decidir. Em qualquer caso, porém, não se deixe levar pelo pânico e não desista ao primeiro sinal de apuro.

Você também pode esperar resistência de amigos, da família e dos colaboradores. (A homeostase, como vimos, aplica-se tanto aos sistemas sociais como aos indivíduos.) Suponhamos que você costumava arrastar-se para fora da cama às 07:30 e mal conseguia iniciar ao trabalho à 9:00. Agora que está a caminho da maestria, levanta-se às 6:00 para fazer uma corrida de três milhas, e chega ao escritório, carregado de energia, às 8:30. Você talvez calculasse que seus colaboradores ficariam no auge da alegria, mas não tenha tanta certeza disso. E quando chegar em cãs, ainda vibrando de entusiasmo, acha que a família gostará de mudança? Pode ser. Tenha em mente que todo o sistema precisa mudar quando parte dele muda. Por isso mesmo, não se surpreenda se algumas das pessoas que você ama começarem, velada ou abertamente, a minar o seu progresso. Não é que elas queiram prejudicá-lo; é apenas a homeostase em ação.

2. Esteja disposto a negociar com a sua resistência à mudança.

Nessas circunstâncias, o que faria você quando esbarrasse numa resistência, quando acendessem as luzes vermelhas e soassem as campainhas de alarme? Bem, você não recua e não abre caminho com violência. A negociação é a passagem para a mudança bem-sucedida a longo prazo em tudo, desde o aumento da sua velocidade de corrida até a mudança de sua organização. O fundista, que trabalha para conseguir um tempo mais rápido numa corrida medida, negocia com a homeostase utilizando a dor, não como adversária, mas como o melhor guia possível de seu desempenho. O administrador orientado para a mudança conserva olhos e ouvidos abertos para os sinais de insatisfação ou de perturbação, depois joga com o limite do descontentamento, a escolta inevitável da transformação.

A bela arte de jogar com os limites, neste caso, envolve a disposição de dar um passo para trás toda vez que der dois para a frente, e às vezes vive-versa. Também exige determinação para continuar empurrando, mas sempre com percepção. Se você simplesmente desviar sua atenção dos avisos, estará se despojando de orientação e se arriscando a prejudicar o sistema. O simples fato de prosseguir no caminho, malgrado os sinais de alarme, aumenta a possibilidade de recaída.

Você nunca poderá ter certeza de onde exatamente surgirá a resistência. Uma sensação de ansiedade? Achaques psicossomáticos? Tendência para auto-sabotagem? Atritos com a família, com os amigos ou com os colegas de trabalho? Nenhum deles? Fique alerta. Prepare-se para negociações sérias.


No próximo blog finalizamos o resumo do livro Maestria.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails