10.6.08

Melhorando os resultados de um brainstorming



A busca pela inovação é a prioridade número um das grandes empresas. O princípio de tudo está na geração de idéias. Uma ferramenta básica para geração de idéias nas empresas é a técnica de Brainstorming.

De acordo com a Wikipedia, brainstorming (ou "tempestade de idéias"), é definido como uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa do indivíduo, colocando-a a serviço de seus objetivos. Para essa técnica funcionar é necessário seguir quatro regras principais: Críticas são rejeitadas; criatividade é bem-vinda; quantidade é necessária e combinação e aperfeiçoamento são necessários. O princípio do brainstormig, criado pelo seu fundador Alex Osborn, é que “uma pessoa mediana pode pensar duas vezes mais idéias quando está trabalhando com um grupo do que quando está trabalhando sozinha”.

Diversos estudos foram feitos para comprovar essa teoria e no geral foi descoberto que as pessoas trabalhando individualmente e depois apresentando seus resultados produz mais do que um grupo em seções de brainstorming. Por que isso acontece? Ocorrem três fenômenos durante as seções que podem explicar essa queda de produtividade. São eles:

- Fenômeno do aproveitador: Alguns participantes de um grupo relaxam e dependem de outros para que novas idéias surjam, já que no final as colaborações são anônimas.

- Fenômeno apreensão com a avaliação: Alguns membros do grupo evitam manifestar idéias loucas ou originais por temerem o julgamento dos outros.

- Fenômeno bloqueio: Como num grupo de brainstorming apenas uma pessoa pode falar de cada vez, as pessoas esquecem suas idéias ao esperarem a outra falar. Nossa memória de curto prazo não é capaz de desenvolver idéias novas e, ao mesmo tempo, manter as antigas ativamente armazenadas.

Visto isso, o que podemos fazer para melhorar os resultados de um trabalho de brainstorming? A solução é simples, bastando seguir os três passos abaixo:

1 – Antes do grupo se reunir, separe 20 minutos para seus membros fazerem o brainstorming individualmente. Peça que eles anotem as idéias.

2 – Depois, reúnam os membros e inicie a sessão em grupos.

3 – Não deixem as pessoas apenas lerem as suas listas de idéias. Mantenha todos os envolvidos dentro de um ritmo dinâmico e acelerado.

Adotando essas simples mediadas, os resultados de um trabalho de brainstorming com certeza melhorarão.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails