

PS: Saio de viagem a trabalho hoje e volto apenas no sábado. A próxima atualização será na segunda dia 27/04.
O que jamais pode faltar a um vendedor
Revista VendaMais - 02/04/2009
A carreira de vendas está longe de ser glamourosa. É, sem dúvida alguma, uma das profissões que mais exigem aspectos emocionais que podem e devem ser trabalhados para um melhor desempenho. É uma grande bobagem dizer que, para ser um bom vendedor, é preciso ser expansivo e carismático, mas é claro que existem alguns pontos que não podem faltar. Veja, a seguir, seis características que me parecem comum a vendedores que vão muito bem, obrigado.
1. Capacitação técnica – Bons vendedores não gostam de perder nenhum tipo de treinamento e estão sempre ávidos para aprender mais. Adoram novidades, fazer pesquisas e se comunicar com o pessoal da assistência técnica e produção. Sabem que eles são seus aliados e que um depende do outro para crescer.
2. Iniciativa – Eles sabem que só a ação é que importa. Não têm medo de errar, pois possuem a certeza de que todo vencedor já errou um dia. São verdadeiros solucionadores dos problemas de seus clientes. Fazem benchmarking, conversam e trocam ideias com outros vendedores e gostam de ser especialistas no que fazem.
3. Persistência – Não desistem facilmente quando têm convicção de que estão no caminho certo e possuem a humildade necessária para perceber quando erram ou estão passando dos limites. Não têm medo de tentar novamente e jamais desistem.
4. Resiliência – Eles não se abatem por qualquer coisa, sabem que nada melhor que um dia após o outro. Ser resiliente é ser resistente e não desanimar diante das adversidades.
5. Entusiasmo – Ser entusiasta não significa estar sorrindo o tempo todo, e sim ter uma forte convicção de que você está no lugar certo e com as pessoas certas. É quando fazemos algo que faríamos até de graça, o que me leva a última qualidade que não pode faltar a nenhum vendedor.
6. Paixão – Sucesso é gostar do que se faz. Estar feliz consigo, realizado na profissão e na vida. Não conheço nenhum vendedor de sucesso que não goste do que faz. Vendas são apaixonantes e o cliente um grande caso de amor. Gostar do que se faz é condição universal para ser bem-sucedido. Paixão, no sentido mais puro da palavra, quer dizer “expressão viva”. Faça seu cliente sentir que está comprando da pessoa certa, de alguém que ama vender.
Assim, você estará no seleto clube dos grandes vendedores. Desenvolva-se e venda mais!
Os shoppings como mídias, conforme a notícia abaixo, é uma tendência que podemos notar hoje em dia. Na cidade de São Paulo, onde os anúncios em ambiente público foram regulamentados (outdoors, fachadas de lojas, cartazes, etc) o uso dos shoppings como mídia cresceu ainda mais. Vale aqui uma ressalva: A idéia é boa mas não pode haver abusos. Vale lembrar que o shopping center, além de ser um centro de compras é também um centro de lazer. Apesar de ser contraditório, no nosso tempo de lazer não gostamos de ser bombardeados toda hora com propagandas e ações mercadológicas que nos incitam a comprar, comprar, comprar. A poluição visual também é um problema.
Uma ótima semana a todos.
Pesquisa realizada pela DELOITTE em 5 países - BRASIL, ESTADOS UNIDOS, JAPÃO, GRÃ-BRETANHA E ALEMANHA - com mais de 9 mil entrevistados sendo 1.022 no Brasil, constata que os brasileiros passam três vezes mais tempo conectados à internet do que assistindo à televisão. Nesse trabalho que a empresa realiza pelo terceiro ano consecutivo, “O FUTURO DA MÍDIA”, a conclusão sobre o comportamento dos brasileiros é que passam 82 horas por semana utilizando e recorrendo a diferentes tipos de mídias e entretenimentos tecnológicos, incluindo os celulares.
O que esses brasileiros - nós - fazem na internet? A maior parte do tempo é alocada para a criação de conteúdos pessoais para serem acessados por outras pessoas - web sites, fotos, vídeos, músicas, blogs. Definitivamente, a platéia ocupou o palco, cansou-se de ficar assistindo; nem mesmo aceita a condição de coadjuvante.