21.4.09

Matriz para avaliação da força de vendas

Gosto de utilizar algumas ferramentas fáceis que ajudam no processo de decisório. Abaixo segue a matriz 2 x2 que ajuda na avaliação de sua equipe de vendas. Não sei quem foi o criador dessa ferramenta, mas quem a criou está de parabéns.


Exemplo: Um vendedor que é altamente competente e ainda se sente motivado em continuar na empresa, está no quadrante superior direito, logo, ele merece novos desafios. Tudo para que a sua motivação permaneça acesa e ele se sinta valorizado.

Se um colaborador se encaixar no quadrante inferior esquerdo, a solução é demiti-lo. Bacana não é?

Se alguém souber quem é o criador dessa ferramenta, favor me informar.

PS: Saio de viagem a trabalho hoje e volto apenas no sábado. A próxima atualização será na segunda dia 27/04.


4 comentários:

Alexsandro disse...

Mas me conta ai, cê quer parabenizar o cara, ele trata as pessoas como peças de reposição, uma vez utilizadas e exauridas é hora de descartar.

Flávio Oliveira disse...

Alex,
De certa forma você está certo, mas te convido a pensar mais amplo. Imagine que o vendedor esteja desmotivado e sua produção bem baixa. O gestor sabe disso mas não toma nenhuma ação para sanar esse problema afinal, ele o funcionário é um pai de família com responsabilidades financeiras em casa. Conseqüências: A empresa não vende, perde mercado, e com isso precisa reduzir custos. Então, funcionários da linha de produção, administrativo, marketing, comercial, etc, são demitidos. No final, o preço por não ter tomado uma decisão sempre difícil que é mandar alguém embora foi muito alto.

Alexsandro disse...

É no final das contas o negócio é dinheiro mesmo. O famigerado dinheiro.
Abraço Flávio, e apareça pra comermos aquele fricassê com chille.

Flávio Oliveira disse...

Basta marcar o dia e horário.

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