10.12.10

Indicação de dois livros interessantes

Acabei de consultar dois livros da minha biblioteca particular que gostaria de indicá-los. São eles:

Estratégia

Esse pequeno livro apresenta os principais conceitos sobre estratégia de forma clara e resumida. É uma leitura ideal para aqueles que são iniciantes no assunto e querem ter uma visão geral sobre Estratégia. Os dois capítulos sobre SWOT são o ponto alto da obra.

Segue a sinopse:
Para criar e implementar uma estratégia é preciso “Fazer a coisa certa” e “fazer certo as coisas”. Os dois lados dessa equação devem ser alinhados e gerenciados para que uma empresa prospere. ESTRATÉGIA, da coleção Harvard Business Essentials, apresenta um roteiro lógico, fundamentado em uma metodologia consistente e ferramentas de fácil aprendizado, ajudando o leitor a conduzir com sucesso a implantação do planejamento estratégico de seu empreendimento.


O Pensamento Toyota

O livro é uma documentação extensa mostrando como a Toyota trabalha. Sendo mais específico, a obra é uma mistura de livro de história (da montadora) com livro de negócios (como eles trabalham). Achei bem interessante o capítulo 3: O Sistema de Gestão de Funções da Toyota; especificamente a parte que fala sobre Gerenciamento Pelas Diretrizes. Quem trabalha com processos, qualidade total, six sigma, a obra é rica em exemplos práticos. O livro é extenso e a leitura é um pouco “pesada”.

Segue a sinopse:

Com riqueza de detalhes, Satoshi Hino descreve e analisa a filosofia da Toyota, trazendo a essência do sistema de gestão da empresa e revelando os seus mecanismos de transmissão, sua forte cultura e seus sólidos princípios.
Mas o mais importante e inovador, é, sem dúvida, a abordagem adotada por Hino. Ao mesmo tempo em que ensina como a Toyota pensa, destaca que simplesmente replicar a fórmula da empresa não é o suficiente. Depois de assimilar as virtudes do sistema, o objetivo maior deve ser o de ultrapassar a própria Toyota e desenvolver um sistema próprio de produção.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails