15.12.06

Fim dos CDs

A internet realmente está mudando várias indústrias, veja o caso das empresas das indústrias da música. Antes, para divulgar uma banda de rock, era preciso gravar as músicas em fita cassete (nos caros estúdios) , o que custava caro, e percorrer as gravadoras torcendo para elas gostarem do seu trabalho. Estas por sinal tinham que garimpar milhares de fitas demo, escolher uma banda que provavelmente cairia no gosto do público, gastar milhares de reais na produção de vídeos, pagar o famoso jabá paras que as rádios tocarem a música e produzir-distribuir os CDs.

Olha como a internet está mudando esta dinâmica:

As bandas independentes gravam em sua casa as músicas e as divulgam (em mp3) pela internet. Hoje, elas mesmos estão produzindo e divulgando seus próprios vídeos de forma barata, garças aos avanços da tecnologia. (veja uma amostra bem legal aqui).

As gravadoras estão procurando vários talentos via web. Sites como Youtube, onde se pode ver quantas vezes o vídeo foi visto, bem como a nota dada para eles pelos internautas, se torna um termômetro para as gravadoras. Fica mais fácil investir nas bandas que são sucesso na internet.

O desafio para os grandes selos era em comercializar as músicas. Com a internet, as pessoas estavam fazendo download em vez de comprar os CDs. Isto já esta mudando, vide os sites de venda de músicas se espalhando mundialmente.

Este é um exemplo incrível de como a internet está afetando as cadeias de valor de várias indústrias. As empresas de filmes que se cuidem. Elas serão as próximas (o que será da Blockbuster?).

Para ver mais sobre a modificação da indústria fonográfica, assista a reportagem do Jornal da Globo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails