Existe o que chamo da visão rígida dos mercados. Os setores são definidos e delimitados por modelos econômicos, expectativas explícitas dos clientes e estruturas competitivas conhecidas de todos e impossíveis de mudar em curto prazo. No final das contas, todos os concorrentes, de forma geral, disputam com as mesmas armas. A execução é a habilidade mais valorizada.

Nenhum livro recentemente exemplificou melhor esses dois modelos de pensamento como A Estratégia do Oceano Azul. Escritos pelos professores do INSEAD, W. Chan Kim e Renée Mauborgene, o excepcional livro segue o modelo de pensamento do já clássico Competindo Pelo Futuro de Gary Hamel e C. K. Prahalad, só que de uma forma mais agradável e didática. Além disso, eles propõem exercícios e ferramentas práticas para a implantação de uma estratégia renovadora.
Para aqueles que veneram o Michael Porter e utilizam no seu dia-a-dia ferramentas como As Cinco Forças e Análise SWOT, A Estratégia do Oceano Azul irá quebrar vários paradigmas e auxiliará na ampliação da visão do que é uma estratégia e suas possibilidades.
Para aqueles que não leram o livro, fica aqui a dica. Para aqueles que já leram, vale a pena ler de novo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário