A revista Exame na sua última edição publicou uma matéria sobre a Toyota, que recentemente se tornou a maior montadora do mundo, ultrapassando a GM.
Nos Estados Unidos, berço do management, mais de mil novos livros de negócios são lançados anualmente. A maioria destes se colocam como guias definitovos e/ou oferecem fórmulas prontas para fazerem as empresas cresceram. Na reportagem da Exame o que mais me chamou atenção foi uma tabela contendo os Oito mandamentos da Toyota (vide abaixo). Pelo menos dois deles (4 e 7) vão contra a grande maioria das teorias contidas nesses livros, contra também as pregações dos grurus de marketing e grandes empresa de consultoria.
Isso mostra que não existem fórmulas prontas para se conduzir um negócio ao sucesso. Cada empresa deve encontrar a melhor maneira de trabalhar.
Os oito mandamentos da Toyota:
1 Qualidade, qualidade, qualidade
O mantra é repetido à exaustão por todos os funcionários da empresa.A busca pela perfeição é o motor do aprimoramento contínuo da Toyota;
2 Obsessão por corte de custos
Não é apenas nas fábricas que a montadora busca reduzir suas despesas continuamente. Na matriz, por exemplo, é proibido tirar impressões coloridas e todo o papel utilizado é reciclável;
3 Investimento em treinamento
Antes de começar a trabalhar, todos os funcionários recémcontratados passam por um treinamento de cinco meses, independentemente do cargo que vão ocupar;
4 Emprego vitalício
Embora fora de moda na maioria das empresas, empregar um funcionário por décadas ainda é uma das principais características da Toyota, sobretudo no Japão;
5 Busca pela simplicidade
Na montadora japonesa, o negócio é ser simples. Nas reuniões de executivos, por exemplo, as apresentações devem caber numa folha de papel no formato A3;
6 Visão de longo prazo
O planejamento é chave na companhia. Hoje, o departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa já está avaliando como devem ser os carros da montadora em 2030;
7 Decisão por consenso
A maioria das decisões ainda é tomada em conjunto pelos 30 principais executivos. Embora mais longo, o processo minimiza riscos e evita rachas internos;
8 Proximidade com o consumidor
Em vez de criar carros que sejam ícones da indústria automotiva, a Toyota investe em pesquisas para criar automóveis que os clientes queiram (ou precisem) comprar.
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