A maioria dos nossos postos de gasolinas são sub-aproveitados. As locadoras de vídeos, quem têm um futuro negro com a popularização da banda larga e consequentemente dos vídeos online, têm a possibilidade de se reiventarem.
Leiam o texto abaixo e entendam melhor o que estou falando.
A DESCOBERTA DAS LOJAS DE CONVENIÊNCIA
Fonte: Landmarketing - 03/11/2007
Além das grandes redes de supermercados, além da Casa do Pão de Queijo, além das iniciativas tímidas dos proprietários dos postos de gasolina do início do processo, e além até mesmo das iniciativas das redes de lojas de conveniência ligadas às bandeiras dos postos, muitos e muitos outros negócios estão com a atenção voltada para essa modalidade de varejo.
No início a suposição era a de que enquanto espera abastecer seu carro ou a troca do óleo, o proprietário do veículo aproveita para compras de última hora como sabonetes, refrigerantes, desodorantes, e um saquinho de biscoito que abre ali mesmo e vai tapeando a fome. Depois vieram os cafés, os pães de queijo, os sanduíches, e outros produtos passaram a fazer parte desses pontos-de-venda incluindo livros, revistas, sorvetes, gelo, e muito mais. Dependendo da localização, e da política de preços adotada, essas lojas começaram a atrair os “pedestres”, pessoas que passavam a pé pelos postos por diferentes razões, mais toda a vizinhança que muitas vezes preferia aproveitar-se do movimento de pessoas e automóveis natural dos postos, sentar numa mesinha, ler um jornal, tomar um café...
Hoje as LOJAS DE CONVENIÊNCIA converteram-se numa verdadeira instituição do varejo em nosso país. E assim, todos estão correndo atrás. E os donos dos postos, por sua vez, estão reduzindo o espaço destinado aos carros, abastecimento, calibragem, troca de óleo, lavagem rápida, em benefício de mais espaços para a comercialização dos bens de conveniência, num entendimento mais que estendido.
Agora quem anuncia seus planos de invadir esse território, quer como principal, quer como complementar, quer como anexo, é a rede de lavanderias 5àSec. Até o final de 2008, e em contrato firmado com a rede IPIRANGA, abrirá 78 lojas nos postos de gasolina dessa bandeira. Segue, de certa forma, a iniciativa pioneira do BOB'S que já possui 45 de suas lanchonetes instaladas em 45 postos de gasolina no Rio de Janeiro. Até mesmo a rede SPOLETO de massas já tem uma primeira experiência bem-sucedida e pretende multiplicar essa experiência em outros postos e nos próximos anos.
O Brasil possui um total de 34 mil postos de gasolina, hoje, e 5 mil lojas de conveniências nesses postos, ou seja, ocupa 14% do total de postos. Falando ao DCI, FRANCISCO LABRADOR PEREIRA, coordenador da comissão de lojas de conveniência do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificação, o SINDICOM, disse, “A conveniência nos postos atrai grande fluxo de pessoas e as lojas buscam esse nicho. A meta é que as lojas de conveniência passem a ocupar 20% dos postos já existentes até 2008”. Ou seja, a revolução no território e em todos os próximos meses só tende a se acelerar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário