14.1.08

Teoria de Clayton Christensen na prática

Depois de umas férias apenas do blog, pois no trabalho o final de ano é sempre muito corrido, estamos de volta. Espero que todos tenham tido ótimas festas.

Desejo a todos um ótimo 2008 com muita saúde e sucesso profissional e pessoal.


Teoria de Clayton Christensen
Fonte: Blog Idéias e Inovação de Clemente Nóbrega

A Tata Motors apresentou um carro de US$2500,00 na Índia. Exemplo perfeito de inovação disruptiva (segundo a terminologia de Clayton Christensen):uma oferta que –segundo os padrões normais- é “pior” do que as existentes,mas que possibilita que uma massa enorme de pessoas (Índia,China..) passe a ter carro. A opção para essas pessoas é “ou isso,ou ande a pé”(ou continuarem a andar em scooters que acomodam até quatro pessoas de uma mesma família,á la acrobatas do Cirque du Soleil).As empresas estabelecidas têm pouca motivação para entrar nisso, porque as margens ($$) que um produto barato assim proporcionam, não são atraentes para elas. Christensen descobriu que muitas inovações que começam assim, por baixo,acabam ,com o tempo, tornando-se atraentes para camadas mais exigentes de usuários, e aí,as empresas estabelecidas passam a ser ameaçadas mesmo com seus produtos “melhores”.Inovações disruptivas têm sido uma fonte enorme de desenvolvimento e progresso econômico.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails