11.3.08

Maestria 06

Segunda Chave: Prática

É uma velha piada, que aparece em muitas versões, mas sempre transmite a mesma mensagem. Numa versão, um casal de texanos, num Cadilac a caminho de um concerto, perde-se no East Side de Nova York. O casal pára o carro para pedir informação a um velho barbudo. “Como é que se faz para chegar em Carnegie Hall?”, pergunta. “Praticando!”, responde o velho.

O uso da palavra prática como verbo é claro para todos nós. Você pratica o seu trombone, a sua rotina de dança, suas tábuas de multiplicação, sua missão de combate. Praticar, nesse sentido, implica alguma coisa separada do resto da sua vida. Você pratica com a intenção de aprender uma habilidade, aprimorar-se, seguir em frente, atingir metas, ganhar dinheiro. Esse modo de ver a prática é útil na nossa sociedade; você, obviamente, terá de praticar para chegar no Carnegie Hall.

Para quem está no caminho do mestre, no entanto, a palavra é melhor entendida como substantivo, não como alguma coisa que você faz, mas como alguma coisa que você tem, alguma coisa que você é. Nesse sentido, a palavra se assemelha à palavra chinesa Tão e à japonesa DO, ambas significando, literalmente, estrada ou caminho. A prática é o caminho pelo qual segue, só isso.

A prática (como substantivo) pode ser qualquer coisa que você pratique numa base regular e como parte integrante da sua vida – não com a intenção de ganhar outra coisa qualquer, mas por amor dela mesma. Pode ser por um esporte ou uma arte marcial. Pode ser jardinagem, bridge, ioga, meditação ou serviço prestado à comunidade. O médico pratica a medicina e o advogado pratica o direito, e cada um deles também tem uma prática. Mas se a prática for apenas uma coleção de pacientes ou cliente, uma forma de ganhar a vida, não será uma prática de mestre. Para o mestre, as recompensas recebidas ao longo do caminho são ótimas, mas não são o motivo principal da jornada. Finalmente, o mestre e o caminho do mestre são um só. E se o viajante tiver sorte – isto é, se o caminho for bastante complexo e profundo – o destino fica duas milhas adiante de cada milha que ele percorre.


Continua...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails