12.5.08

Indicação bibliográfica

Em uma viagem a trabalho para São Paulo, me deparei com o livro O Efeito Médici. Primeiramente o que me chamou a atenção foi uma recomendação do meu guru preferido, Clayton M. Christensen, estampada na contracapa do livro.

Hoje ainda estou lendo o livro e achando ótimo. Para quem se interessa sobre o assunto Inovação, vale e pena ler. O livro é bastante agradável e farto de exemplos bem interessantes.

Ótima leitura.



Título: O Efeito Medici - Como Realizar Descobertas Revolucionárias na Interseção de Idéias, Conceitos e Culturas
Autor: Johansson, Frans
Editora: Best Seller Ltda

Entre no terreno fértil das idéias revolucionárias e da inovaçao - Um dos palestrantes mais requisitados por empresas e instituiçoes americanas, Frans Johansson traz em seu livro O efeito Medici os pilares dos conceitos de inovação e interseção de idéias. O livro tornou-se best seller nos Estados Unidos, foi traduzido em 13 idiomas e foi escolhido um dos 10 melhores livros de negócios pela Amazon em 2004. O efeito Médici mostra como indivíduos, equipes e empresas podem desenvolver idéias inovadoras a partir da interseção dos mais variados campos de conhecimentos e diferentes culturas. Para Johannson, existe um ponto imaginário onde estes campos se conectam permitindo que conceitos estabelecidos se esbarrem e se combinem, acabando por formar uma multiplicidade de idéias novas, inovadoras. Esse lugar, onde diferentes campos se encontram, é o que ele chama de Interseçao. E a explosão de inovações ali encontrada é o que chama de Efeito Medici. Este livro é sobre como criá-lo.

Uma equipe de pesquisadores descobre como ler a mente de macacos. Um chefe de cozinha mistura ingredientes inesperados como ouriços-do-mar e pirulitos para transformar o mundo da culinária. Um engenheiro se baseia no comportamento explorador das formigas para desenvolver padrões de vigilância de veículos aéreos não tripulados em zonas de guerra. O que esses pioneiros têm em comum não é apenas a natureza criativa de suas idéias, mas como eles as tornaram possíveis. De acordo com Frans Johansson, os inovadores estão mudando o mundo ao penetrarem na Interseção: um lugar no qual conceitos de variados campos e culturas se encontram e se chocam, produzindo uma explosão de novas descobertas extraordinárias. Johansson chama essa proliferação de idéias de "Efeito Medici" - referindo-se à notável evoluçao artística e cultural proporcionada pela família de banqueiros Medici no Renascimento italiano. Todos nós podemos criar o Efeito Medici, porque todos nós podemos chegar à Interseção. A vantagem será daqueles que estiverem com a mente aberta e a decisão de ir além do próprio campo de especialização. Para isso, basta buscar ativamente as conexões de idéias.

Um comentário:

Os Alquimistas Estão chegando disse...

Oi Fábio! Boa tarde. Quem tecla aqui é Maurício Mota. Fiz o prefácio do Efeito Medici e sou o representante do Medici Institute para a América Latina. Estamos lançando o blog oficial hoje e queria muito te convidar para escrever sobre o impacto do livro na sua vida, no seu trabalho. Você gostaria? Me avise.
Abraço e parabéns pelo blog.
Abs

Maurício Mota
http://blog.efeitomedici.com.br

Related Posts with Thumbnails