8.8.08

Na prática é bem mais difícli

De acordo com Renée Mauborgne, autora do ótimo livro A Estratégia do Oceano Azul, a Microsoft tem que se reinventar. Ela precisa criar novos negócios onde a concorrência se torne irrelevante.

Sabemos que a Microsoft, financeiramente é bem saudável. Ela tem um volume de capital bem considerável para a realização de pesquisa e desenvolvimento. Por quê então ela não inova?


Não tenho a resposta é claro (se não estaria milionário prestando consultoria para a empresa). Mas uma coisa é fato, criar oceanos azuis não é fácil. Não depende apenas de dinheiro e investimentos. Exige uma criatividade e uma gestão em inovação incrível por parte da empresa ou esta ficará refém das grandes sacadas.


Microsoft precisa se reinventar, afirma Renée Mauborgne
por Roberta Prescott - 06/08/2008 (
http://www.itweb.com.br)

Apesar dos lucrativos produtos, a Microsoft, na visão de Renée Mauborgne, autora do best seller A Estratégia do Oceano Azul, ainda navega no que ela chama de "oceano vermelho", caracterizado pela competição no saturado mercado existente, no qual a diferença de preços não representa grande vantagem, ao invés de criar uma demanda capaz de tornar os concorrentes irrelevantes (conceito nomeado de oceano azul). "A Microsoft não tem uma estratégia de oceano azul para o futuro, ainda que seu portfólio seja rentável", afirmou Renée em entrevista exclusiva ao IT Web, na manhã desta quarta-feira, durante palestra em evento do SAS em São Paulo. Esta é a primeira visita da estudiosa ao Brasil.

De acordo com a estudiosa, os altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento da Microsoft não se traduzem em abertura de novos mercados para competição. O que fez, por exemplo, a Nitendo, que, ao lançar o Wii, revolucionou o mercado de videogames. Ou como a Apple faz ao inovar constantemente seu negócio. "O portfólio da Apple está mais balanceado entre produtos que estão nos oceanos vermelho e azul. O que é normal; as companhias podem navegar nos dois, mas a Microsoft tem a maioria de seus produtos no oceano vermelho."

A Microsoft foi procurada pela redação do IT Web e afirmou que não comenta opiniões de terceiros.

Entre os oceanosEm seu livro, escrito junto com W.Chan Kim, Renée defende que a inovação de valor é a principal característica de empresas criadoras de oceanos azuis e questiona as formas convencionais de planejamento estratégico. Por exemplo, a concorrência deixa de ser o foco principal dos negócios e a prioridade deve ser a criação de um novo tipo de demanda.


Na abertura da palestra desta quarta-feira, usou o exemplo do lançamento do Wii para explicar o conceito de oceano azul. O jogo, justifica, criou rupturas, fazendo com que a Nintendo competisse não somente no mercado existente, como alcançasse clientes antes não vislumbrados.

Mas como fazer isto? A chave, segundo a autora, está em levantar o que poderia, dentro da corporação e olhando seu portfólio, ser eliminado, reduzido, aumentado e criado. "Esta é uma excelente estratégia para construir marcas poderosas", enfatiza.


Sobre o papel da TI nesse cenário, Renée Mauborgne adverte que, antes de qualquer projeto de implementação de ferramentas de tecnologia da informação, a companhia precisa entender o que quer criar. "A tecnologia vai suportar; e precisa ser simples, amigável, fácil de usar, de baixo risco, entre outros aspectos", finaliza.

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