8.10.08

Um livro espetacular

O que leva uma empresa ao alto desempenho?

Gestores de empresas do mundo todo buscam a resposta para essa pergunta. Afinal, quem não quer saber o segredo para o sucesso?

Sabendo da demanda por essa resposta, surgiram no mundo dos negócios os livros de “auto-ajuda” para empresas do tipo: “aprenda os segredos das grandes empresas e aplique-os à sua”; “seis passos para a grandeza”; “o segredo para o sucesso”; etc.

Também cresceu a indústria das consultorias com as suas fórmulas prontas, gurus do management como C. K. Prahalad, Gary Hamel, Ram Charan, e os segredos dos líderes empresariais tais como Jack Welch, Bill Gates e Steve Jobs.

Para combater essa indústria das “respostas fáceis”, surgiu o ótimo livro Derrubando Mitos de Phil Rosenzweig. Eleito como um dos melhores livros de negócios de 2007 pelo Financial Times, a obra proporciona uma leitura prazerosa, é bem escrita e altamente relevante.

Rosenzweig demonstra que as várias “metodologias” usadas pela gurulândia para montar suas histórias épicas (e recomendações no mesmo estilo) sobre empresas “excelentes” são inconclusivas e, muitas vezes, até falsas.

O livro não apresenta fórmulas para avanços revolucionários, segredos e soluções rápidas, mas contribui para que o gestor, como líder, pense criticamente sobre essa indústria de fórmulas prontas.

Sugiro que todos leiam este livro para estimular um senso crítico e levantar o nível do pensamento empresarial.


Em abril de 2007, eu publiquei integralmente nesse blog, um texto do autor publicado pela Mckinsey. O artigo foi originado do livro. Quem quiser lê-lo (está em inglês), clique nos links abaixo:

Parte 1

Parte 2

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails