21.1.09

Estratégia por Michael Porter

Em épocas econômicas difíceis, torna-se ainda mais importante não perder a estratégia de vista; é o que diz Michael Porter, da Harvard Business School. Aqui estão seus conselhos para enfrentar a recessão.

Fonte: HSM Inspiring ideas

1 - Estabeleça um programa de trabalho positivo. É importante que as pessoas tenham um foco positivo, voltado para o futuro. Enfatize as metas e objetivos que devem ser atingidos, não aquilo que deixará de ser feito.

2 - Foque na estratégia. É mais fácil experimentar em períodos de crescimento. Agora é hora de redobrar o foco na estratégia e ignorar as distrações.

3 - Não perca de vista os fundamentos econômicos. Deixe bem claras e faça com que todos saibam quais são as fontes de dinheiro e as áreas de maior sucesso. Devido a inconsistências contábeis, muitas empresas não sabem onde estão ganhando ou perdendo dinheiro.

4 - Não tome atitudes exageradas; mantenha prudência. Não mude a maneira de tratar os clientes, pelo contrário, preserve aquilo que distingue a sua empresa e a torna única.

5 - Reduza os custos, mas não em detrimento da estratégia. Haverá cortes e controles de custos, mas tudo deve ser feito em função da estratégia. Esclareça quais áreas devem ser fortalecidas e quais não devem. Fazer cortes iguais em todas as áreas pode até parecer justo, mas será um erro.

6 - Posicione-se para o desempenho econômico de longo prazo. No momento, os preços das ações são irrelevantes, pois não têm a menor relação com o desempenho ou sucesso real de sua empresa no longo prazo. Agora é a hora de focar aquilo que a empresa realmente deveria fazer, não de agir de acordo com a movimentação do mercado de ações.

7 - Avalie as oportunidades disponíveis. Aquisições ou parcerias que antes pareciam improváveis talvez agora sejam viáveis. A situação atual irá gerar muitas oportunidades de ruptura que não seriam possíveis em tempos “normais”.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails