4.2.09

Porposta de valor

Durante algumas reuniões importantes aqui na empresa surgiu a pergunta “O que é gerar valor para o clientes?”.

Parece básico não é. Incrivelmente surgiram várias explicações para isso. Algumas muito complexas de difícil entendimento enquanto outras bem simplistas.

Eu particularmente gosto da definição abaixo que saiu num artigo publicado na Harvard Business Review de dezembro de 2008.

Proposta de valor para o cliente: Trabalho a ser feito para resolver um problema importante ou satisfazer uma necessidade importante do cliente visado.

Viu que definição simples? O difícil mesmo e implantá-la nas empresas.

Para os mais interessados segue uma breve explicação: Uma empresa de sucesso é aquela que achou um jeito de gerar valor para seus clientes – ou seja, uma maneira de ajudar o cliente a executar um trabalho importante. Por “trabalho”, aqui, entenda-se um problema fundamental que, em determinada situação, precisa de solução. Uma vez que se entenda o trabalho e todas as suas dimensões - incluindo o processo para levá-lo a cabo em sua totalidade -, é possível projetar o produto ou serviço que a empresa irá oferecer. Quanto mais importante o trabalho para o cliente, quanto menor o grau de satisfação do cliente com soluções atuais para a execução do trabalho e quanto melhor a solução de sua empresa para essa execução em comparação a outras alternativas, melhor a proposta de valor para o cliente.

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