13.11.09

Indicação de leitura

Nas minhas folgas li o livro A Arte da Vida do polonês Zygmunt Bauman. A obra não é sobre o mundo dos negócios. Não fala sobre marketing, estratégia, gestão ou organizações. Mas a obra indiretamente passa um monte de insights que podem ser transportados para o mundo do management. O autor fala muito sobre a busca do indivíduo pela felicidade e como ele é influenciado, ou melhor, moldado pela sociedade.

Cada dia mais eu chego à conclusão de que, se você quiser saber como o mundo dos negócios funciona e como obter sucesso, busque menos nos livros de negócios e sim nos livros de história, sociologia, filosofia e psicologia. Se quiser começar pela A Arte da Vida, vale a pena.

Segue a sinopse do livro:
O que há de errado com a felicidade? A pergunta pode desconcertar – e é essa a intenção de Zygmunt Bauman. Um dos mais originais e influentes pensadores em atividade, Bauman reflete, neste novo livro, sobre os parâmetros que norteiam nossa busca pela felicidade – busca que, muitos concordarão, preenche a maior parte de nossas vidas.Na sociedade atual, somos levados a acreditar que o propósito da arte da vida pode e deve ser a felicidade, embora não seja claro o que ela é. A imagem de um estado de felicidade muda constantemente e permanece como algo ainda a ser atingido.

Espera-se, acertadamente ou não, que todos nós daremos sentido e forma às nossas vidas usando nossos próprios recursos, mesmo se não tivermos as ferramentas mais adequadas. E somos elogiados ou censurados pelos resultados, o que alcançamos ou deixamos de alcançar.

A arte da vida não é um catálogo de opções de vida nem um guia prático. O que se espera para a vida e como alcançá-lo são, necessariamente, uma responsabilidade individual. Esse livro é antes uma exposição brilhante das condições sob as quais escolhemos nossos projetos de vida, das limitações que podem ser impostas a essas escolhas e do entrelaçamento de planejamento, casualidade e caráter que molda sua implementação. Não menos importante, esse é também um estudo de como nossa sociedade – a sociedade moderna de consumidores, líquida e individualizada – influencia a forma como construímos e narramos nossas trajetórias.

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