7.10.09

Seis princípios norteadores para liderança

Fonte: www.hsmmanagement.com.br

Rudolph Giuliani foi prefeito de Nova York por dois mandatos, de 1994 a 2001. Antes disso, servindo ao judiciário americano, chegou a ser Procurador Geral dos Estados Unidos por quase dez anos, tempo em que contabilizou mais de 4.000 condenações relacionadas a tráfico de drogas, crime organizado, crimes de colarinho branco e corrupção no governo.

Sua experiência de combate ao crime fez com que entrasse para a história antes mesmo do 11 de setembro. Durante sua gestão como prefeito, Nova York, antes conhecida como uma cidade perigosa, foi reconhecida pelo F.B.I. (Federal Bureau of Information) como a cidade grande mais segura dos Estados Unidos. Sob a liderança de Giuliani, a criminalidade caiu 57%. Assim, a gestão Giuliani tornou-se referência para muitos governos, tanto que, no início de junho, ele esteve visitando o Morro Dona Marta, no Rio de Janeiro, junto com o governador do estado, Sérgio Cabral.

Seis princípios norteadores

Logo após ter deixado a prefeitura de Nova York, em 2002, Giuliani fundou a Giuliani Partners, uma empresa de consultoria. Nessa época, foi reconhecido como “consultor do ano”, pela Consulting Magazine.

Sua empresa auxilia líderes a resolver problemas estratégicos. Nessa empreitada, Giuliani e sua equipe baseiam-se em seis princípios:

1 - integridade – qualidade daquele que tem suas crenças e as segue na tomada de decisão, inspirando atitudes coerentes nos demais;

2 - otimismo – característica de quem consegue ver o melhor resultado possível e convencer as pessoas a persegui-lo;

3 - coragem – atributo necessário para ser capaz de superar um medo que é reconhecido;

4 - preparo – “Se você se prepara constantemente, você será capaz de reagir ao inesperado como que por uma intuição”, afirma Giuliani;

5 - comunicação – “Você tem de ser capaz de conversar com as pessoas e mostrar aquilo em que acredita. Escutar importa tanto quanto falar”, ensina;

6 - responsabilidade – “Nada contribui mais para construir a confiança sobre um líder do que sua disposição em assumir responsabilidade por tudo o que acontece durante seu mandato”.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails