5.10.09

Tendências do consumidor


A revista Harvard Business Review de agosto publicou um artigo falando sobre o perfil do consumidor pós-recessão. É uma visão muito norte-americana mas que acaba nos afetando. São elas:


Tendências dominantes e em aceleração:


BUSCA DA SIMPLICIDADE: Consumidor está buscando produtos e serviços menos complicados, fáceis de usar e que venham tornar sua vida mais simples.


FOCO NO CONSELHO: Revoltadas com desmandos de executivos, as pessoas estão punindo empresas pela falta de ética na gestão.


AUSTERIDADE VOLIJNTÁRIA: Mesmo quem não precisa economizar estão buscando levar uma vida mais simples, com menos desperdício.


CONSUMO VOLÁTIL: Acesso fácil a informações e facilidade de comprar estão tornando o consumidor cada vez mais ágil e menos fiel.


Tendências em desaceleração e interrompidas:


CONSUMO VERDE: Em vez de gastar altas somas com produtos verdes o consumidor está reduzindo o desperdício de forma barata e discreta.


QUEDA DO RESPEITO: Respeito por instituições e autoridades, há muito em declínio, ficará por um tempo estacionado, pois a sociedade depende das duas para colocar a economia em ordem.


CONSUMO ÉTICO: Consumo e gastos altruístas (optar por ovo caipira e fazer doações a entidades beneficentes, por exemplo) estão em queda, pois consumidor tem de lidar com as próprias dificuldades.


BUSCA DE EXPERIENCIAS EXTREMAS: Atividades de lazer caras, fúteis ou perigosas, populares na fase de prosperidade anterior a crise, perderam apelo.


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