A revista Harvard Business Review de agosto publicou um artigo falando sobre o perfil do consumidor pós-recessão. É uma visão muito norte-americana mas que acaba nos afetando. São elas:
Tendências dominantes e em aceleração:
BUSCA DA SIMPLICIDADE: Consumidor está buscando produtos e serviços menos complicados, fáceis de usar e que venham tornar sua vida mais simples.
FOCO NO CONSELHO: Revoltadas com desmandos de executivos, as pessoas estão punindo empresas pela falta de ética na gestão.
AUSTERIDADE VOLIJNTÁRIA: Mesmo quem não precisa economizar estão buscando levar uma vida mais simples, com menos desperdício.
CONSUMO VOLÁTIL: Acesso fácil a informações e facilidade de comprar estão tornando o consumidor cada vez mais ágil e menos fiel.
Tendências em desaceleração e interrompidas:
CONSUMO VERDE: Em vez de gastar altas somas com produtos verdes o consumidor está reduzindo o desperdício de forma barata e discreta.
QUEDA DO RESPEITO: Respeito por instituições e autoridades, há muito em declínio, ficará por um tempo estacionado, pois a sociedade depende das duas para colocar a economia em ordem.
CONSUMO ÉTICO: Consumo e gastos altruístas (optar por ovo caipira e fazer doações a entidades beneficentes, por exemplo) estão em queda, pois consumidor tem de lidar com as próprias dificuldades.
BUSCA DE EXPERIENCIAS EXTREMAS: Atividades de lazer caras, fúteis ou perigosas, populares na fase de prosperidade anterior a crise, perderam apelo.
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