AMERICANAS, 80 ANOS DEPOIS
Fonte: www.madiamundomarketing.com.br
A caminho de BUENOS AIRES e com o objetivo de abrir uma loja “FIVE AND TEN CENTS” – só produtos entre 5 e 10 centavos -, JOHN LEE, GLEN MATSON, JAMES MARSHALL e BATSON BORGER, conheceram no navio em que viajavam os brasileiros AQUINO SALES e MAX LANDESMAN que os convidaram a conhecer o RIO DE JANEIRO – que além das belezas naturais, oferecia um filão de mercado único – funcionários públicos e militares com um rendimento estável. Desistiram de BUENOS AIRES e decidiram fincar a primeira loja ali mesmo, a 1ª. LOJAS AMERICANAS, no ano de 1929, e com o positioning statement, “NADA ALÉM DE 2 MIL RÉIS”. Conta a história, ou a lenda, que a primeira cliente a entrar na loja foi uma menina encantada com uma boneca exposta na vitrine...
 Nesses 80 anos foram dezenas de movimentos, de compras, aquisições, desmembramentos, até que em 1982 o trio de investidores principais do GRUPO GARANTIA colocou seus pés na AMERICANAS. Depois de negócios com o WALMART e de tentações no território dos supermercados, o grupo decidiu-se concentrar num único modelo de negócios, e, em paralelo, 1999, abrindo uma tremenda vitrine no mundo virtual, no comércio eletrônico.
Nesses 80 anos foram dezenas de movimentos, de compras, aquisições, desmembramentos, até que em 1982 o trio de investidores principais do GRUPO GARANTIA colocou seus pés na AMERICANAS. Depois de negócios com o WALMART e de tentações no território dos supermercados, o grupo decidiu-se concentrar num único modelo de negócios, e, em paralelo, 1999, abrindo uma tremenda vitrine no mundo virtual, no comércio eletrônico.Em 2003 a decisão de crescer sob dois formatos distintos. As lojas convencionais e grandes, e as lojas EXPRESS. Naquele ano foram inauguradas 13 lojas convencionais, e as 3 primeiras EXPRESS – lojas voltadas para a clientela de vizinhança. Em 2007 a compra da empresa detentora da marca e dos pontos de venda BLOCKBUSTER, possibilitando um crescimento instantâneo em sua rede com mais 127 lojas.
Agora, um novo salto. Um plano de investimento totalizando R$ 1 bilhão entre 2010 e 2013, com o objetivo de abrir mais 400 pontos de venda, convertendo-se na primeira rede de varejo com atuação em todos os estados brasileiros. Hoje a AMERICANAS já está presente em 22 estados e 146 municípios, e com o novo plano terá sua marca presente em mais 200 novas cidades, com ênfase nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Ao contrário do que se imaginava, a expansão privilegia o modelo convencional, de certa forma o mesmo modelo que os americanos trouxeram para o Brasil, e que converteram-se no ponto de encontro de algumas das principais cidades brasileiras, nos anos 50 e 60, quando ainda não existiam os shopping centers. Das 400 novas lojas, 70% adotarão o modelo clássico/convencional – 1,3 mil a 1,5 mil metros quadrados de áreas de venda, e 30% dentro do formato AMERICANAS EXPRESS.
Assim, e ao completar seus primeiros 80 anos, a AMERICANAS continua cultivando seu compromisso com a permanente atualização, componente única que garante a empresas e MARCAS, a perspectiva de ambicionarem a imortalidade. Felizes, tumultuados, agitados e prósperos 80 anos.

 
 

Um comentário:
A Americanas é sem dúvida alguma a maior e melhor loja para se comprar! Preços baixos de verdade. Vemos hoje uma disputa por mercado, no seguimento de eletros, que uma quer ter o menor preço, mas... informática por exemplo, só a Americanas tem variedade e preço baixo comprovado! Americanas, que seus 80 anos de vida, seja estimulo para que possa vir mais 80 e quem sabe, ser a maior rede no seguimento na America Latina, isso se já não for. Parabéns!!!
Postar um comentário