25.12.09

Elaborando a Missão de uma empresa

Estamos de volta!

Nossa, estava com saudade de postar no blog. Espero que tenham aproveitado muinto o Natal e Ano Novo.

Vamos começar.
Recentemente, eu elaborei um material bem simples para auxiliar os executivos da empresa onde trabalho a definirem a Missão da empresa. Abaixo, transcrevo esse trabalho que foi muito útil.

A missão é a expressão da razão de existência da organização. É a função que ela desempenha no mercado, de modo a tornar útil sua ação, justificar seus lucros do ponto de vista dos acionistas e da sociedade em que atua. Ela é uma declaração de propósitos ampla e duradoura que individualiza e distingue a organização em relação a outras no mesmo ramo de negócio.

A declaração da missão deve ser sintética e de fácil compreensão. No entanto, precisa conter as referências principais que nortearão as definições estratégicas da organização. Na formulação da missão, devemos responder as perguntas básicas:

Qual o negócio da organização?
Qual é o seu cliente?
Qual o escopo da organização?
Qual a sua vantagem competitiva?
Qual a sua contribuição social?

Segundo Drucker (1992), elaborar a missão da empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas só assim se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. Só assim uma empresa pode ser administrada, visando a um ótimo desempenho.

A definição de missão envolve aspectos mais amplos que o lucro da organização. O conceito de mercado considerado na missão deve ser referente às demandas genéricas da sociedade. A missão busca satisfazer demandas por energia, abrigo, comunicação, alimentação, transporte, entretenimento, saúde, etc.

A declaração de missão da organização é um chamamento genérico para a ação. A missão corresponde à causa pela qual se deve lutar. Ela só é eficaz quando consegue definir uma individualidade da organização ou uma personalidade própria para o negócio, e quando é estimulante, inspiradora e revitalizaste para todos os seus stakeholders.

Exemplos de Missão:

Petrobras - Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua

Sony - Experimentar a diversão da inovação e aplicar a tecnologia para o benefício e prazer das pessoas

Vale - Transformar recursos minerais em riqueza e desenvolvimento sustentável

Ambev - Disponibilizar para o mercado as melhores marcas, produtos e serviços que possibilitem a criação de vínculos fortes e duradouros como nossos consumidores e clientes

Sadia - Alimentar consumidores e clientes com soluções diferenciadas

Philips - Fazendo cada vez melhor

Walt Disney - Fazer as pessoas felizes

HP - Oferecer contribuições técnicas para o progresso e bem estar da humanidade

IBM Global Business Services - Envolver-se colaborativamente com nossos clientes e atacar seus mais complexos problemas de negócios

Por que a declaração da missão é importante?

- Ela afasta o risco de buscar propósitos conflitantes, evitando desgastes e conflitos durante a execução do plano estratégico;

- Ela ajuda a concentrar esforços das pessoas para uma direção, ao explicitar os principais compromissos da organização;

- Ela fundamenta a alocação dos recursos segundo regras gerais apresentadas pela missão;

- Ela embasa a formulação das políticas e a definição dos objetivos organizacionais. Se vocês quiserem saber mais sobre Missão e Visão, cliquem AQUI.

Fontes: Livro Estratégia de Empresas, diversos autores (FVG) e Planejamento Estratégico, Idalberto Chiavenato e Arão Sapiro (Campus).

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