Um dos consultores brasileiros que mais adimiro e acompanho é o Clemente Nobrega. Na verdade eu o considero um guru do management tupiniquim que foge do senso comum e das análises superficiais, tentanto implantar um pouco mais de ciência da gestão.
Quem se interessa pelo assunto Gestão e Inovação, vale a pena acompanhá-lo.
O site da Época Negócios publicou uma lista de livros lançados na última década que ele indica. Quem quiser uma sugestão de leitura de livros sobre negócios, comece por esses.
Os preferidos de Clemente Nóbrega
1 – The Innovator’s Solution, de Clayton Christensen (“A solução do inovador”, inédito no Brasil). A primeira tentativa séria de sistematizar a inovação empresarial. Mostra que a inovação tem regras que a tornam gerenciável. Foi a continuação de O Dilema do Inovador (Makron), do mesmo autor, que lançou uma perspectiva original sobre o tema da inovação ao perceber padrões que se repetem em todos os setores.
2 – A reinvenção do Bazar, de John McMillan (Jorge Zahar). Um trabalho sobre o funcionamento dos mercados e dos princípios para que se desenhem as intervenções que ele tem de sofrer quando não funciona bem.
3 - A Lógica do Cisne Negro, de Nassim Nicholas Taleb (Best Seller). Um estudo sobre a incerteza inerente às atividades humanas e o impacto do “altamente improvável” em nossas decisões e crenças. Ressalta um lado perturbador do sucesso: a importância do acaso.
4 - Good Capitalism, Bad Capitalism, and the Economics of Growth and Prosperity, de William Baumol e colaboradores ("Capitalismo bom, capitalismo ruim e a economia do crescimento e da prosperidade", sem tradução no Brasil). Mostra que o capitalismo existe em várias versões, e algumas delas são bem melhores do que outras. Das quatro formas que o autor analisa, uma se destaca: o capitalismo de empreendedores.
5 - The Origin of Wealth, de Eric Beinhocker (“A Origem da Riqueza”, ainda sem tradução). Um estudo sobre a evolução das ideias econômicas e a inovação, que mostra como a dinâmica evolucionária molda o processo de geração de riqueza. A ideia de cooperação e reciprocidade é central no processo. Apóia-se em ideias econômicas e das ciências físicas.
6 - Jogando Pra Valer, de Michael Schrage (Campus). É sobre a engenharia de inovar, no sentido de modelar e construir protótipos para simular produtos e processos inovadores. Essa idéia é uma das novas molduras conceituais que estão ganhando relevância no mundo das organizações. Inovação como “engenharia”.
7 - Teoria das Organizações, de John Roberts (Campus). Já é um clássico moderno sobre a ideia do gestor como designer, cuja responsabilidade principal é fazer o encaixe dos módulos que farão a organização funcionar bem.
8 - Freakonomics, de Steven Levitt e Stephen Dubner (Campus). Um livro que analisa de forma divertida e original o “lado oculto de tudo”, usando a ideia central de que o ser humano responde a incentivos.
9 - Why Globalization Works, de Martin Wolf (“Por que a Globalização Funciona”, inédito no Brasil). O famoso colunista do Financial Times escreveu o que a The Economist considera o melhor livro sobre a globalização.
10 – Não Zero – A Lógica do Destino Humano, de Robert Wright (Campus). Um livro controverso que traz uma proposta muito ambiciosa: “definir a seta [direção] da história da vida, da sopa primordial até a world wide web”. Um dos muitos livros que se apóiam em ideias da teoria dos jogos para decifrar a dinâmica do progresso e da inovação.
11- Super Crunchers, de Yan Ayres (Ediouro). Ian Ayres mostra como as mais importantes organizações estão analisando bancos de dados gigantescos para conseguir ideias melhores sobre o comportamento humano, novos produtos e novos processos. De sites da Internet, como Google e Amazon, ao diagnóstico de um médico, para as salas de reuniões e agências do governo, essa nova classe de tomadores de decisão é que tem o poder. E está conseguindo resultados incrivelmente precisos. A tendência de garimpar dados e chegar “ao melhor a fazer” (direto, sem teoria por trás) está chegando a muitas áreas ligadas à inovação.
12 - O que é gerenciar e administrar, de John Magretta (Campus). “Um livrinho que é uma joia”, afirma Clemente Nóbrega. A revista The Economist o saudou à época do lançamento como um raro livro de negócios “lúcido, interessante e honesto”.
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