São tempos de mudanças.
O Marketing no Meio de Uma Mudança Revolucionária.
Por Lisa Arthur, CMO da Aprimo (www.1to1.com.br)

Mais do que nunca, os profissionais de marketing estão fazendo mais com menos. Nós estamos impactando diretamente a profissão de marketing e, por fim, o sucesso das nossas empresas. Nós estamos preenchendo o vazio, integrando os departamentos e assumindo maior responsabilidade para desafiar as formas tradicionais de pensamento. O Marketing de hoje é muito mais do que apoiar o esforço de vendas ou medir a preferência pela marca e conhecimento do mercado. Trata-se de influenciar decisões de compra, dotando os nossos consumidores com informação, e o mesmo tempo, capacitá-los para assumir o controle da nossa marca. Trata-se de afetar a percepção de marca e a diferença entre a sua organização estar ou não no jogo.
Hoje, os profissionais de marketing devem ser mais responsáveis. Para uma tentativa de unificar uma visão do negócio de marketing, não podemos continuar a dedicar nossos recursos fundamentais como dinheiro, pessoas e tempo em planilhas e dados discrepantes. Além disso, os profissionais de marketing não podem operar sem levar em consideração o ROI. Mas, para provar o ROI, não devemos apenas concentrar-se na análise dos fáceis canais digitais, temos de olhar para todos os canais e controlar o "I" do ROI, o investimento. Esses profissionais não estão mais em cubículos no fundo do escritório. Hoje, o CMO tem um assento na diretoria e é mantido como responsável pelos resultados de um CEO e um CFO.
Reconhecendo essa necessidade de mudança, nós da Aprimo consultamos inúmeros líderes de marketing para saber os passos necessários para desenvolver o marketing. Foram identificados os 10 Imperativos da Revolução do Marketing. São eles:
1. Marketing deve ser responsável. Como profissionais, é nossa responsabilidade assumir o controle de nossas marcas para modernizar, simplificar, integrar e envolver.
2. O CMO deve ser o agente da mudança. Agora, ele deve se tornar o líder revolucionário, quebrando a corrente da discrepância e disfuncional do marketing e redefinindo o processo e as métricas de sucesso de marketing.
3. Vamos lá, os consumidores controlam a sua marca. As empresas gastam milhões de dólares na construção de marcas fortes. Com a proliferação de novos canais, tais como as mídias sociais onde os consumidores têm a voz, os profissionais de marketing bem sucedidos compreendem que suas marcas vivem através das vozes dos consumidores e da comunidade. Os clientes podem construir, manter ou arruinar a sua marca.
4. Integre através das interações. Os profissionais de marketing devem integrar a experiência do cliente com todo o processo de marketing para conseguir o interesse e a interatividade dele.
5. Liberte seu conteúdo. As formas tradicionais de distribuição de vendas para os clientes foram para um outro caminho com proliferação das mídias sociais. Para melhores resultados, o conteúdo precisa ser "fragmentado" em pequenas quantidades convincentes para que ele possa trafegar facilmente entre os canais.
6. Inove para integrar o online com o offline. O investimento em marketing digital está estimado em U$ 54 bilhões/ano até 2015. No entanto, os líderes de marketing dizem que a publicidade online é fundamental, porém a maioria das suas atividades de marketing permanece "offline": eventos, telemarketing, seminários para clientes, road shows e etc. Os profissionais em marketing devem integrar todas as interações e pontos de contato para criar uma experiência do cliente consistente.
7. Seja móvel. Esteja em toda parte. Seja relevante. Com a explosão do crescimento da tecnologia em mobile, os profissionais de marketing necessitam alcançar e envolver os consumidores com conteúdos imediatos e específicos, dando um novo significado aos termos antigos como "ponto de venda”.
8. Quebrando as barreiras. Não é uma tarefa fácil gerenciar a mudança e o surgimento de novos canais para o mercado. A lista continua a crescer desde 20 anos atrás quando havia seis ou sete canais. Hoje temos: celulares, mídias sociais, blogs e etc. Os profissionais de marketing devem fazer o que os profissionais de outros negócios fizeram há muito tempo: automação dos fluxos de trabalho e das principais atividades da empresa.
9. Automatize a ciência do marketing. Utilize as ferramentas de automação para direcionar o foco e valor inicial. Mostre resultados, construa e inove tudo, desde processos e design até a própria marca.
10. Seja um maníaco, prove o ROI. Todo o marketing deve ser mensurável. Os líderes da revolução do marketing mensuram e comunicam, desenhando uma inspiração criativa dos processos para si próprios e para toda organização de marketing, dessa forma, conseguirão entregar resultados fantásticos.
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