28.6.10

Mudanças revolucionárias no Marketig

Para os profissionais envolvidos com marketing, vale a pena ler o artigo abaixo.

São tempos de mudanças.

O Marketing no Meio de Uma Mudança Revolucionária.
Por Lisa Arthur, CMO da Aprimo (www.1to1.com.br)

A função empresarial de marketing está no meio de uma mudança surpreendente. Como profissionais de marketing, somos confrontados com um grande dilema: mudar ou tornar-se irrelevante. Práticas e processos obsoletos não são mais suficientes. Com a diminuição dos orçamentos e uma economia atrasada, há a pressão para entregar o ROI, para alavancar e otimizar os novos canais de mídia social, e ao mesmo tempo, integrá-los com os nossos departamentos, dados e canais. Isso obrigou os profissionais de marketing a reinventar as suas marcas e seus papéis.

Mais do que nunca, os profissionais de marketing estão fazendo mais com menos. Nós estamos impactando diretamente a profissão de marketing e, por fim, o sucesso das nossas empresas. Nós estamos preenchendo o vazio, integrando os departamentos e assumindo maior responsabilidade para desafiar as formas tradicionais de pensamento. O Marketing de hoje é muito mais do que apoiar o esforço de vendas ou medir a preferência pela marca e conhecimento do mercado. Trata-se de influenciar decisões de compra, dotando os nossos consumidores com informação, e o mesmo tempo, capacitá-los para assumir o controle da nossa marca. Trata-se de afetar a percepção de marca e a diferença entre a sua organização estar ou não no jogo.

Hoje, os profissionais de marketing devem ser mais responsáveis. Para uma tentativa de unificar uma visão do negócio de marketing, não podemos continuar a dedicar nossos recursos fundamentais como dinheiro, pessoas e tempo em planilhas e dados discrepantes. Além disso, os profissionais de marketing não podem operar sem levar em consideração o ROI. Mas, para provar o ROI, não devemos apenas concentrar-se na análise dos fáceis canais digitais, temos de olhar para todos os canais e controlar o "I" do ROI, o investimento. Esses profissionais não estão mais em cubículos no fundo do escritório. Hoje, o CMO tem um assento na diretoria e é mantido como responsável pelos resultados de um CEO e um CFO.

Reconhecendo essa necessidade de mudança, nós da Aprimo consultamos inúmeros líderes de marketing para saber os passos necessários para desenvolver o marketing. Foram identificados os 10 Imperativos da Revolução do Marketing. São eles:

1. Marketing deve ser responsável. Como profissionais, é nossa responsabilidade assumir o controle de nossas marcas para modernizar, simplificar, integrar e envolver.

2. O CMO deve ser o agente da mudança. Agora, ele deve se tornar o líder revolucionário, quebrando a corrente da discrepância e disfuncional do marketing e redefinindo o processo e as métricas de sucesso de marketing.

3. Vamos lá, os consumidores controlam a sua marca. As empresas gastam milhões de dólares na construção de marcas fortes. Com a proliferação de novos canais, tais como as mídias sociais onde os consumidores têm a voz, os profissionais de marketing bem sucedidos compreendem que suas marcas vivem através das vozes dos consumidores e da comunidade. Os clientes podem construir, manter ou arruinar a sua marca.

4. Integre através das interações. Os profissionais de marketing devem integrar a experiência do cliente com todo o processo de marketing para conseguir o interesse e a interatividade dele.

5. Liberte seu conteúdo. As formas tradicionais de distribuição de vendas para os clientes foram para um outro caminho com proliferação das mídias sociais. Para melhores resultados, o conteúdo precisa ser "fragmentado" em pequenas quantidades convincentes para que ele possa trafegar facilmente entre os canais.

6. Inove para integrar o online com o offline. O investimento em marketing digital está estimado em U$ 54 bilhões/ano até 2015. No entanto, os líderes de marketing dizem que a publicidade online é fundamental, porém a maioria das suas atividades de marketing permanece "offline": eventos, telemarketing, seminários para clientes, road shows e etc. Os profissionais em marketing devem integrar todas as interações e pontos de contato para criar uma experiência do cliente consistente.

7. Seja móvel. Esteja em toda parte. Seja relevante. Com a explosão do crescimento da tecnologia em mobile, os profissionais de marketing necessitam alcançar e envolver os consumidores com conteúdos imediatos e específicos, dando um novo significado aos termos antigos como "ponto de venda”.

8. Quebrando as barreiras. Não é uma tarefa fácil gerenciar a mudança e o surgimento de novos canais para o mercado. A lista continua a crescer desde 20 anos atrás quando havia seis ou sete canais. Hoje temos: celulares, mídias sociais, blogs e etc. Os profissionais de marketing devem fazer o que os profissionais de outros negócios fizeram há muito tempo: automação dos fluxos de trabalho e das principais atividades da empresa.

9. Automatize a ciência do marketing. Utilize as ferramentas de automação para direcionar o foco e valor inicial. Mostre resultados, construa e inove tudo, desde processos e design até a própria marca.

10. Seja um maníaco, prove o ROI. Todo o marketing deve ser mensurável. Os líderes da revolução do marketing mensuram e comunicam, desenhando uma inspiração criativa dos processos para si próprios e para toda organização de marketing, dessa forma, conseguirão entregar resultados fantásticos.

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