28.2.11

Para salvar boas ideias

Você já teve uma boa idéia, e quando foi apresentá-la o pessoal não a aceitou? No mundo corporativa acontece muito isso. Não basta ter uma idéia genial, você tem que saber como vendê-la.

Na revista da Harvard Business Review saiu um artigo do professor John Kotter falando sobre esse acontecimento e dando dicas de como se preparar para apresentar sua idéia. São normalmente 24 objeções mapeadas, que se você se preparar antes, aumenta as chances de sucesso.

Veja que interessante:

25.2.11

Quando as idéias se reproduzem

O site TED.com me impressiona pela quantidade e qualidade das palestras que ele publica. Sempre idéias intrigantes. Veja esse vídeo muito interessante.

Para legenda, selecione "Portuguese (Brazil)" em View subtitles.

21.2.11

Os livros de negócio que vem por aí

Republico nesse blog o artigo que saiu no jornal Valor Econômico sobre os próximos livros de negócio que serão lançados esse ano no Brasil. 


Alguns parecem bem interessantes. 


Confiram.


O outro lado das histórias vai chegando às livrarias
Valor Econômico - 08/02/2011


Os negócios na era da internet, revelações sobre os bastidores de empresas bem-sucedidas - e o desacordo entre seus criadores -, as perspectivas econômicas dos países emergentes, desenvolvimento sustentável. As mais recentes abordagens desses temas, sob diversos ângulos, são as principais apostas das editoras brasileiras, em 2011, na área de economia e negócios. Os lançamentos apresentam o que há de mais recente em administração e gestão, incluindo ainda estudos sobre a consolidação das companhias que hoje dominam o panorama econômico mundial.


À parte as escaramuças judiciais travadas no momento em que as sociedades são desfeitas, tornou-se comum executivos contarem o seu lado da história em livro - principalmente os que dependem da imagem pública para tocar suas próprias carreiras. O ex-porta-voz do Wikileaks, Daniel Domscheit-Ber, é um desses. Seu livro "Inside Wikileaks", que sai no Brasil pela Campus/Elsevier, tem lançamento mundial em março. Domscheit-Ber, que trabalhou três anos com Julian Assange na elaboração do site, já anunciou seu novo projeto, o portal Openleaks - informativo, simplesmente, sem o objetivo de divulgar documentos secretos.


Em abril, a Campus/Elsevier lança "Idea Man", de Paul Allen, cofundador da Microsoft, que acusa o ex-sócio Bill Gates de tê-lo prejudicado na empresa. Seguindo uma linha mais tradicional, o fundador da Starbucks, Howard Schultz, conta como fortaleceu a rede de cafeterias em "Onward", que chega às livrarias no mesmo mês, quando também sairá "Macrowikinomics", a análise de Don Tapscott, um dos mais reconhecidos especialistas em internet, sobre o atual momento das mídias sociais.


Ainda enfocando o universo das empresas virtuais, a Saraiva publica, em agosto, "Nos Bastidores do Google", de Aron Goldman, que examina a trajetória de fortalecimento da marca. Outros lançamentos da editora em 2011 privilegiam a visão sobre companhias e empreendedores que estabeleceram novos padrões em negócios. Em maio sai "Be Our Guest", uma publicação do Instituto Disney, que analisa a metodologia Disney no atendimento de clientes. Na contramão da inovação está o especialista em estratégia internacional Oded Shenkar. Autor de "Copycat", que a Saraiva lança em maio, Shenkar argumenta que observar e imitar iniciativas já consagradas por concorrentes é menos oneroso do que investir em estratégias ainda não experimentadas.


Em contraponto às ideias de Shenkar está "Risco", de John Adams, que será publicado no Brasil pela editora Senac-SP. O ambientalista e geógrafo britânico acredita que o fascínio pelo risco estimula as soluções para superar desafios, o que pode ser aplicado no gerenciamento estratégico empresarial.


O desenvolvimento sustentável como valor para toda a sociedade, e não apenas item obrigatório das agendas de responsabilidade social das corporações, é destaque em três títulos da Senac-SP. "Economia e Ecologia", de Frank Dominique Vivien, defende a compreensão integral do conceito, combinando a proteção da natureza com o crescimento econômico. Em "Sustentabilidade - A Legitimação de um Valor", o economista José Eli da Veiga analisa o significado de sustentabilidade dentro do panorama atual, incluindo não apenas os esforços de proteção ao ambiente, mas a necessidade da incorporação do conceito por todas as camadas da sociedade. "Novos Indicadores de Riqueza", de Jean Gadrey e Florence Jany-Catrice, discute parâmetros, além do produto interno bruto (PIB), para a aferição do índice de crescimento econômico, entre eles a qualidade de vida e a conservação ambiental.


Os novos caminhos da economia mundial levam a reflexões sobre o papel dos governos. Uma análise sobre o chamado capitalismo de Estado está em "O Fim do Livre Mercado", de Ian Bremmer, que a Saraiva lança em março. Presidente do Eurasia Group, consultoria especializada em análise de riscos políticos globais, Bremmer critica os sistemas em que o Estado utiliza o poder dos mercados para o controle da geração de riquezas, além de questionar o sucesso do crescimento econômico da China, por não estar associado à liberdade de expressão.


A indução de consumo em países emergentes merece estudo detalhado em "Admirável Marketing Novo" (Bestbusiness), de Max Lenderman. Para conquistar novos consumidores vale até fundar um banco. O Russian Standard, responsável pela emissão de 77% dos cartões de créditos da Rússia, foi criado para fortalecer a marca do mesmo nome, atualmente a vodca mais vendida no país.


Em março, a Campus/Elsevier lança "Brasil 2022", uma compilação de artigos de especialistas em economia e política, organizada por Fabio Giambiagi e Claudio Porto. Segundo o diretor da editora, Igdal Parnes, o livro permite fazer uma projeção de "como será o cenário do Brasil na época da comemoração do bicentenário da Independência, num percurso que começa com a estabilização da moeda.

16.2.11

200 anos de história através da estatística.

Estatística não é um assunto, na maioria das vezes, fácil de digerir. Muitas vezes mudando a forma de apresentar, qualquer assunto fica interessante. Olha que bacana o vídeo abaixo.

14.2.11

José Alencar- Amor à Vida – A Saga de Um Brasileiro

Tem coisas que a gente não explica. Passeando pela livraria me deparei com a biografia do nosso ex-vice-presidente José Alencar- Amor à Vida – A Saga de Um Brasileiro. Achei interessante, mas não comprei, pois não sou um leitor de biografias.


Saí da livraria e depois de uns dois dias percebi que não conseguia parar de pensar naquele livro. Pesquisei na internet e achei em vídeo, uma entrevista da autora do livro Eliane Cantanhede. Gostei muito. Você via nos olhos da autora a admiração pelo vice-presidente. Imediatamente resolvi comprá-lo. 


Corri na livraria e comprei. Comecei a ler ali mesmo. Parecia que “algo” estava me atraindo para a obra. Mergulhei na fascinante história de vida do senhor José Alencar. Lembrei-me do meu avô que, igual ao nosso biografado, cresceu sem pai, se virou sozinho, adorava trabalhar e teve sucesso.


Para quem é empreendedor ou pretende ser, recomendo veemente a leitura dessa maravilhosa obra. Vocês poderão ver que é possível ser vitorioso, rico, feliz, com uma família unida e preservando seus princípios.


José Alencar é um exemplo de vida!


Sinopse:


José Alencar Gomes da Silva comporta várias biografias numa só: self made man, autodidata, homem que apoiou o golpe militar e aderiu às "Diretas Já", representante patronal que desafiou seus pares e integrou a chapa do líder dos trabalhadores, empresário milionário que subverteu a luta de classes e se tornou vice do torneiro mecânico eleito presidente da República. E, enfim, ícone da luta contra o câncer. Típico patriarca, Alencar foi o menino pobre que estudou até a primeira série do antigo ginasial, saiu de casa aos 14 anos, abriu sua primeira loja aos 18, venceu, cresceu e construiu um império. Não satisfeito, exerceu forte militância empresarial e evoluiu para a política partidária. Apaixonou-se pelos palanques. Sonhou um dia ser presidente da República e revolucionar o Brasil. Em toda essa trajetória de sucesso, jamais abandonou as origens e a fé num país mais desenvolvido e mais justo, nem se afastou dos pais, dos irmãos e dos sobrinhos, tornando-se o eixo em torno do qual girou uma numerosa família para quem ele é simplesmente "Zezé". Casado com Mariza, moça mais bonita de Caratinga, pai de Maria da Graça, Patrícia e Josué – o herdeiro no controle dos negócios –, Alencar tem cinco netos e duas bisnetas. Na opinião de alguns dos mais respeitados médicos brasileiros, ele é um desafio, quase um milagre. Para milhões de brasileiros, um comovente exemplo de amor à vida.É esta saga de um brasileiro com tantas histórias e "causos" para contar que chega agora às mãos do leitor pela pena sensível de Eliane Cantanhêde.

9.2.11

Livros lidos em 2010

Segue a relação de livros que li em 2010. Bati o recorde, pois foram trinta e uma obras:

01 - Testemunhas da Esperança (espiritualidade, excelente)
02 - Espiritualidade a Partir de Si Mesmo (espiritualidade, muito bom)
03 - O Que Devo Fazer? (espiritualidade, bom)
04 - Os Padres do Deserto (espiritualidade, fraco)
05 - O Que a Vida Me Ensinou (filosofia, fraco)
06 - O Espaço Interior (espiritualidade, excelente)
07 - Deixar de Ser Gordo (psicologia, bom)
08 - O Sagrado (espiritualidade, regular)
09 - Virtudes Que Nos Unem a Deus (espiritualidade, fraco)
10 - O Que é Gerenciar e Administrar (negócios, muito bom)
11 - Dez Respostas Que Vão Mudar Sua Vida (espiritualidade, fraco)
12 - Até Nos Revermos no Céu (espiritualidade, fraco)
13 - A Vida Que Vale a Pena Ser Vivida (filosofia, excelente)
14 - Innovatrix (negócios, regular)
15 - O Deus Que Conheço (espiritualidade, fraco)
16 - Aprender a Viver (filosofia, muito bom)
17 - A Felicidade Desesperadamente (filosofia, muito bom)
18 - Carta Entre Amigos. Sobre Ganhar e Perder (filosofia, regular)
19 - Corrida Para Mortais (saúde, bom)
20 - Namor (quadrinhos, bom)
21 - Cachalote (quadrinhos, bom)
22 - Para Que Serve Deus (espiritualidade, muito bom)
23 - Grow From Within (negócios, muito bom)
24 - O Crescimento do Cristianismo (história, excelente)
25 - Dias Com Meu Pai (foto-álbum, muito bom)
26 - Umbigo Sem Fundo (quadrinhos, bom)
27 - Como a Igreja Católica Construiu a Civlização Ocidental (história, muito bom)
28 - Que Sabemos Sobre a Bíblia? Vol 1 (espiritualidade, muito bom)
29 – O Verdadeiro Poder (negócios, bom)
30 - Que Sabemos Sobre a Bíblia? Vol 2 (espiritualidade, muito bom)
31 - Os Castelos nos Pirineus (ficção, bom)

Apliquei um crivo maior na hora de escolher os livros a serem lidos, especialmente no segundo semestre. Reflexo disso foi que em 2010 considerei três livros excelentes enquanto que em 2009 houve apenas um.

A maioria das obras lidas foi sobre filosofia e espiritualidade. Nos últimos dois anos venho procurando conhecer melhor esses dois temas, o que vem refletindo positivamente na minha.

Li apenas quatro livros sobre negócios. Estou buscando ler mais artigos em vez de livros. Os destaques ficam para a versão eletrônica da revista Strategy+Business e a versão impressa da Harvard Business Review Brasil.

Voltei a ler quadrinhos, uma antiga paixão que começou quando tinha onze anos de idade. Espero não parar mais e manter uma leitura constante.

Considero no geral que 2010 foi melhor que 2009 na questão de qualidade dos livros lidos. Encontrei algumas obras que contribuíram muito no campo profissional e profissional. Foram verdadeiros achados.

Espero achar outras pérolas em 2011.

7.2.11

Starbucks muda de logo para ganhar novos mercados

Época Negócios - 6/01/2011

Depois da tentativa frustrada da Gap de mudar seu logo, outra marca ícone da cultura norte-americana decidiu renovar o visual. A Starbucks terá uma cara diferente a partir de março deste ano. O novo logo da maior rede de cafeterias do mundo abandonará os dizeres Starbucks Coffee e trará para o primeiro plano a clássica imagem da sereia que representa a empresa.

Esta será a quarta mudança no visual da marca desde sua fundação, em 1971. A última delas ocorreu há mais de dez anos, em 1992. Desta vez, a preocupação da companhia não é apenas estética. A Starbucks decidiu retirar a palavra coffee (café) do logo, pois a empresa tomou a decisão de explorar outros mercados, vendendo produtos inclusive fora de suas lojas. Nos Estados Unidos, por exemplo, a rede já comercializa uma linha de sorvetes à base de café que pode ser encontrada também em supermercados e lojas de conveniência.

“Mesmo tendo sido sempre uma empresa de café, o que sempre continuaremos a ser, é possível que no futuro tenhamos outros produtos com nosso nome e sem café em seu conteúdo”, afirmou Howard Schultz, CEO da Starbucks, no lançamento do novo logo, que marca também o 40° aniversário da empresa.

A substituição das marcas será feita de forma gradual. Ela se iniciará em itens como copos e guardanapos em março deste ano, antes de ganhar os letreiros das lojas.

A criação do novo visual, como era de se esperar, foi um processo desafiador e demorado. “Desde o começo queríamos honrar o antigo logo. Após centenas de tentativas, encontramos a resposta na simplicidade. Retiramos as palavras, optamos pela cor verde e tiramos a sereia de dentro do arco. Durante 40 anos, ela representou o café, agora ela é a nossa estrela”, afirma Mike P., diretor sênior de criação.

Para quem está curioso sobre a origem da sereia, a história por trás dela não é tão emocionante. Sua imagem foi escolhida por ser uma boa representante das raízes náuticas de Seattle, onde a Starbucks nasceu, e da história transoceânica do café.

Agora, resta saber como o consumidor reagirá a essa mudança. Marcas levam décadas para serem construídas e qualquer alteração pode levar à fúria seus fãs mais leais. A Gap que o diga. Os protestos pela web foram tão intensos que a empresa teve de voltar atrás em sua decisão. Será este o destino da Starbucks?

2.2.11

7 pequenas mudanças que podem causar um grande impacto em suas vendas


Estamos de volta com o blog! Já estava com saudades. 

Nesse período compilei alguns materiais bem interessantes que irei compartilhar com você no decorrer das próximas semanas. Espero que goste!

Segue abaixo um texto interessante para pequenos e médios empresários. São sugestões simples, de fácil aplicação, de custo baixo e eficazes.

Tenha uma ótima leitura.

Sete 7 pequenas mudanças:


Fonte: http://pensandogrande.com.br


Muitas vezes nos prendemos aos grandes planos que exigem alto investimento e muito trabalho, mas pequenas mudanças também podem impactar de maneira bastante positiva sua empresa.


A revista norte-americana Entrepreneur (Empreendedor), especializada em pequenos negócios e empreendedorismo, divulgou em seu site uma lista de dicas de pequenas mudanças na área de marketing que podem causar um grande impacto. Acompanhe as dicas e impulsione suas vendas em 2011!


1. Coloque o link para o Twitter da sua empresa na assinatura de e-mail de todos os colaboradores.
Divulgar o link para o seu Twitter também por e-mail é importante para espalhar sua mensagem a cada e-mail enviado. Aproveite para criar promoções e concursos culturais promovidos pela ferramenta, assim você estimula o crescimento no número de seguidores.
Sua empresa ainda não tem Twitter? Clique aqui e conheça quatro passos para que seu negócio faça sucesso nas redes sociais.


2. Aproveite o verso de seu cartão de visitas para uma promoção
O verso de seu cartão de visitas é um ótimo local para promover sua empresa e produtos de maneira criativa. Coloque uma foto sua ou de seu produto, um cupom de desconto ou uma lista de serviços que sua empresa oferece. Além de ser uma boa maneira de prolongar a conversa quando você está entregando o seu cartão, esta dica também o ajudará conseguir mais atenção de seus clientes. Um cliente que saiu da loja sem comprar e com o cartão do vendedor na mão estará mais motivado a voltar se encontrar um desconto no verso do cartão.


3. Reestruture seu site
Como está o seu site? Você já investiu para criá-lo, não está na hora de repaginá-lo? Analise com atenção se ele está atual. Uma dica importante é criar páginas de entrada – ou seja, algumas páginas para que apresentem seus produtos e possam ser utilizadas em anúncios, como links patrocinados. Outra dica para estar atento, seu site é facilmente acessado por smartphones? Com o acesso móvel a internet crescendo a cada dia, é preciso verificar se seu cliente consegue visualizar seu site em todos os dispositivos disponíveis.


4. Posicione-se como um especialista
Se você for o melhor em sua área, clientes aparecerão, seja qual for o seu ramo de negócios. E estes fiéis consumidores o indicarão para outros. Mas como fazer isso? Em primeiro lugar você precisa se dedicar, estude sempre seu mercado e esteja por dentro das novidades. Utlilize a internet e outros meios para mostrar aos seus clientes que você entende do seu segmento – manter um blog profissional pode ajudá-lo nesta missão.


5. Estabeleça parcerias com outras empresas
Você pode economizar e ganhar mais consumidores fazendo parcerias com outras empresas. Procure negócios que sejam complementares ao seu e converse com seus responsáveis sobre parcerias que vocês podem estabelecer. Se você tem uma pousada, por exemplo, pode restaurantes e lojas da região podem oferecer descontos para seus hóspedes em troca de divulgação em sua newsletter. As possibilidades são infinitas!


6. Tenha um número de telefone fácil de memorizar
Você certamente já decorou os números de telefone para os quais mais liga, não é mais fácil ligar para a pizzaria que você já sabe o telefone? Facilite a vida do seu cliente e invista em um número de telefone fácil de memorizar. Você pode solicitar diretamente na sua companhia telefônica ou adquirir o serviço em empresas especializadas.


7. Teste, monitore e teste novamente
Todas as ações de marketing de sua empresa devem ser monitoradas, testadas e avaliadas. Quantas pessoas voltaram com o cartão para utilizar o desconto? Quais retornos as parcerias estabelecidas trazem para sua empresa? Seus clientes possuem Twitter, vale a pena investir nessa rede? Questione cada ação e siga as que dão resultados, para ajudá-lo a monitorar os retornos de cada ação utilize o Excel, veja aqui algumas dicas.
Related Posts with Thumbnails