26.10.11

As empresas que mais gastam em inovação

Interessante ver que, mesmo com a economia mundial em crise, as empresas multinacionais continuam aumentando os investimentos em inovação. Conheço várias empresas brasileiras que, para entregar a última linha, cortam custos, principalmente em formação de pessoas e inovação. Sacrificam o longo prazo em prol do curto. 


Quando irão perceber que a corrida pela inovação se assemelha mais a uma maratona do que uma corrida de velocidade? É necessário um tempo maior e manter um ritmo constante para se chagar lá. 


As empresas que mais gastam em inovação 
Fonte: Exame.com - 25/10/2011 


São Paulo – A Global Innovation 1000, pesquisa elaborada pela consultoria Booz&Company, revela quem são as empresas que mais concentraram recursos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) em 2010. A Roche Holding AG levou a primeira posição, seguida pela Pfizer, Novartis, Merck e Toyota. 


O estudo mostra ainda que as 1000 empresas de capital aberto que participam do levantamento aumentaram em quase 9,5% os investimentos na área de inovação em relação ao ano anterior. No que diz respeito aos segmentos que mais gastaram com P&D, a liderança permanece com o setor de informática (28%), seguido pela saúde (22%) e automotivo (15%). 


Segundo a consultoria, os números são promissores e indicam que as empresas deixaram pra trás a estratégia de corte de investimentos observada em 2009, e voltaram a gastar em novas ideias. O retorno à trajetória positiva é, entretanto, capcioso. “O crescimento do P&D de 2010 confirma um compromisso contínuo com o investimento. No entanto, grande parte do crescimento é atribuído ao fato de que as empresas estão tentando recuperar o atraso”, explica Ivan de Souza, presidente da Booz Company para a América Latina. 


As 10 empresas que mais investiram em P&D no ano passado: 


Apesar do diagnóstico, a volta a um patamar de crescimento pré-crise não deixa de ser um bom indicador e até mesmo o Brasil conta com bons números. De acordo com a pesquisa, quatro das cinco representantes canarinhas na lista - CPFL Energia, Embraer, Petroleo Brasileiro, Totvs, ampliaram investimentos em P&D, de 1,9 bilhão de dólares em 2009 para 2,1 bilhões de dólares em 2010. A Vale foi a única brasileira a reduzir investimentos no setor, de 1,115 bilhão de dólares para 891 milhões de dólares. 


Porém, assinar mais cheques e gastar mais dinheiro que a concorrência não é, necessariamente, sinônimo de sucesso quando o assunto é criatividade e inovação. A pesquisa levantou que dentre empresas consideradas pelos entrevistados como as mais efetivamente inovadoras do mundo, apenas três (Microsoft, Toyota e Samsung) figuram entre as que gastam mais. Confira:


LugarEmpresa
Roche Holding
Pfizer
Novartis
Microsoft
Merck
Toyota
Samsung
Nokia
General Motors
10ºJohnson & Johnso
As 10 empresas consideradas mais inovadoras:
LugarEmpresa
Apple
Google
3M
GE
Microsoft
IBM
Samsung
P&G
Toyota
10ºFacebook

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails