Muitas pessoas confundem o conceito de Missão e Visão. Nessa e nas próximas postagens me dedicarei a abordar sobre esses conceitos. Mas por quê isto é importante? Acredito que a Missão e Visão são ferramentas importantes para se criar um Propósito para as corporações.
Conforme o consultor Nikos Mourkogiannis "Propósito é o motor moral de uma companhia, a fonte da sua energia. Sem essa diretriz as empresas são incapazes de triunfar no longo prazo, de mobilizar lealdades, de atingir real grandeza. Podem ter lucros, podem dar certo por algum tempo, mas, destituídas de norte, perdem-se e declinam”.(Ver post Muito Além dos Balanços)
Definição de Missão:
- A missão é o propósito, a razão de ser de uma organização;
- É ao mesmo tempo um direcionador e um balizador claro dos procedimentos na organização;
- Ela define, com razoável precisão, a forma da empresa fazer as coisas na organização;
- Uma boa missão sintetiza o nosso modelo de negócios.
A missão tem que responder a seguinte pergunta:
Como a empresa irá competir para gerar valor para os clientes e demais stakeholders?
Componentes da Missão:
Exemplos de Missão:
- Citibank - "Oferecer qualquer serviço financeiro em qualquer país, onde for possível fazê-lo de forma legal e rentável”.
- McDonald's - "Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável”.
- Localiza National - "Oferecer soluções de transporte, através do aluguel de carros, buscando a excelência”.(1989)
- Fiat - “Produzir automóveis que as pessoas desejam comprar e tenham orgulho de possuir”.
- 3M - “Solucionar problemas não solucionados de maneira inovadora.”
- Natura - “Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário