Estou treinando para ter um emprego de blogueiro conforme a notícia abaixo.
Brincadeira. Impressionante como os blogs estão crescendo em números e importância. É uma forma simples e eficaz de criar uma comunicação de mão dupla. As empresas que não souberem lidar com essas tecnologias poderão ter problemas, já que as informações não estão mais apenas com aqueles que conseguem pagar os meios de comunicação tradicionais (tv, revista e jornal).
Procuram-se blogueiros
Fonte: Gazeta Mercantil
São Paulo, 30 de Janeiro de 2008
No início do ano passado, a paulistana Luciana Soldi Bullara resolveu se tornar uma consultora Natura. Ela havia deixado o emprego numa agência de marketing digital e, por isso, encarou a nova atividade com afinco. Especializada em estratégias de internet, pensou em como deslanchar as vendas. A solução escolhida aliou o útil ao agradável: montou por conta própria um blog, ao qual chamou de Movimento Natura. Não se tratava de uma simples vitrine virtual, mas de um espaço para conversar com as possíveis consumidoras, com dicas de bem-estar, beleza e, claro, os benefícios dos produtos. Resumo da ópera: a aceitação ao blog foi tão boa que a Natura resolveu chamá-la para ser a responsável pelo Blog da Campanha Natura Chronos 2007, destinado a promover o produto que nomeia a ação.
O blog estreou em agosto e deveria ficar no ar até o final de novembro. Mas, por enquanto, a empresa pediu a ela que continuasse escrevendo. "Creio que a idéia de montar o Movimento Natura deu certo porque, desde o início, optei por um blog em sintonia com o conceito Bem Estar Bem, adotado pela Natura", conta Luciana, que concilia a atividade remunerada no blog - recebe uma quantia mensal, que não revela - com o trabalho como gerente de contas na Real Media, especializada em publicidade digital.
O fato de o blog ter caído nas graças das consumidoras chamou a atenção da empresa de cosméticos, embora se saiba pelos bastidores que o Movimento Natura causou certa estranheza à companhia no começo, pois não tinha controle sobre ele. A decisão de convocar Luciana para a empreitada surgiu depois da recomendação de um consultor.
A exemplo do Movimento Natura, Luciana assegura que a companhia em nenhum momento censurou ou interferiu no conteúdo do blog da campanha. Deve apenas respeitar a recomendação de, no caso do blog corporativo, concentrar-se em Chronos - em vez de falar sobre os demais itens da marca - e não se referir à concorrência.
O caso de Luciana é um dos melhores exemplos de uma tendência que ganha fôlego no Brasil: a atividade de blogueiro corporativo. Sim, trata-se de uma novidade embrionária e sobre a qual pairam dúvidas, mas também uma certeza: o emprego de blogueiro corporativo está em alta e será um dos mais bem-pagos, aposta Gil Giardelli, vice-presidente da Adrenax, grupo que investe em projetos de internet. "O secretário de educação dos Estados Unidos, Richard Riley, disse que as dez principais posições de trabalho em 2010, em termos de salários e perspectivas, não existiam antes de 2004. Hoje, está se formando uma série de novas profissões, como gerentes de redes sociais (comunidades na internet, por exemplo) e blogueiros corporativos."
Ian Black, 29 anos de idade, um dos pioneiros dos blogs do Brasil, está aí para provar a tese de Richard Riley. Em 2001, ele montou com amigos o Virunduns, tido como o primeiro blog do Brasil a ser alvo de reportagens na grande imprensa. Hoje, ele é gerente de conteúdo da Riot, empresa brasileira de estratégias de marketing em redes sociais da internet.
4 comentários:
Olá Flávio, obrigada por citar a matéria! Não conhecia este teu blog. Temos algumas leituras em comum, como o blog do Seth Godin. Curiosidade: como você está treinando para arrumar este emprego de blogueiro hein? rs Um abraço!
Oi Lu. Que bom que você gostou. Para conseguir um emprego de blogueiro eu estou alimentando esse blog. Hehehehe. Mas está difícil de conseguir um emprego desses.
olá, a boa posição do teu blog na pesquia q fiz s/ a Natura aqui me trouxe e deixo o registro pelo 'insigth' p/ um possível novo blog.
Darei retorno.
abs
Fico feliz José Ricardo
Postar um comentário