7.2.08

Inovar é preciso?

O assunto inovação está na moda no mundo corporativo e acadêmico. Nunca vi tantos artigos e livros sobre o assunto e tantas empresas empreendendo esforços buscando inovação. Semana passada li uma entrevista feita com Jim Collins, um dos maiores gurus do management atual, que me chamou a atenção.

Veja abaixo o que ele falou sobre inovação em entrevista publicada pelo site da HSM:

HSM - Em anos recentes, o conceito de inovação vem ocupando um lugar preponderante entre os ideólogos do management e dos negócios. No entanto, não é mencionado em seus livros. O sr. também não o menciona na sua palestra. De fato, no seu livro, o senhor afirma, não sem certa satisfação, que nenhuma das grandes empresas dos últimos anos foi pioneira em tecnologia.

JC - É que a inovação não desempenha um papel importante para que uma empresa se destaque!

HSM - Esse tipo de afirmação não vai lhe dar muita popularidade entre os leitores da Wired.

JC - Não, claro que não. Mas,… ensine-me a evidência! Gerard Tellis e Peter Golder escreveram um livro fascinante chamado Will and vision: how latecomers grow to dominate markets. No livro estudam dezenas e dezenas de casos de várias áreas industriais e de mercado; em todos eles a conclusão é a mesma. Quase nunca a empresa que inovou ou inventou um produto se tornou a empresa dominante do mercado. É uma linda peça de pesquisa que demonstra que a inovação raramente vence. Agora, não quero que você coloque na reportagem: “‘A inovação é má’, afirma Jim Collins.” Não me cite dizendo isto. Meu coração está com os inovadores, mas quase nunca são as empresas vencedoras. A única exceção na que posso pensar é o caso da Intel e o microprocessador.

Não quero botar mais fogo na lenha. Só quero lembrá-los que talvez o senhor Jim Collins tenha razão em relação as grandes inovações que causam rupturas nos modelos de negócios. Aliás, esses tipos de inovações são as que mais chamam a atenção de acadêmicos e executivos.

Agora, existem aquelas pequenas inovações, que não são tão divulgadas mas que são importantíssimas. São as inovações incrementais que podem melhorar o processo de produção, podem minimizar os desperdícios e ociosidade, aumentar a assertividade da prospecção e das ventas, etc. Estas pequenas e importantes inovações podem trazer diferenciais competitivos para as empresas (vide Toyota e seu sistema de produção). Mesmo sendo menos glamourosas, essas inovações incrementais são muitas vezes a maior fonte de geração de riqueza das empresas.


Por isso, vamos inovar!!!

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