5.11.08

O que é Estratégia? (1)

Quanto mais leio sobre estratégia, mais volto aos clássicos. Abaixo segue alguns highlights do ótimo artigo escrito em 1996 por de Michael Porter – What is Strategy?.


Eficiência operacional não é estratégia.

A eficiência operacional significa exercer atividades semelhantes melhor do que os rivais. Poucas foram as empresas que conseguiram competir com base na eficiência operacional durante um período de tempo muito prolongado.

Posicionamento estratégico significa exercer atividades diferentes dos rivais ou exercer atividades semelhantes de um modo diferente.

A estratégia competitiva consiste em ser diferente. Significa escolher deliberadamente um conjunto diferente de atividades para fornecer uma combinação única de valor. A maioria dos gestores descreve o posicionamento estratégico em termos dos seus clientes. Mas a essência da estratégia está nas atividades - optar por exercer atividades de modo diferente ou exercer atividades diferentes das dos rivais. Senão, uma estratégia não seria mais do que um slogan publicitário que não sobreviveria à concorrência.

A estratégia é a criação de uma posição única e valiosa que engloba um conjunto diferente de atividades. Se apenas houvesse um posicionamento ideal, não haveria necessidade de estratégia. A essência do posicionamento estratégico é o de escolher atividades diferentes das dos rivais. (Continua...)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails