6.11.08

O que é Estratégia? (2)

Uma posição de mercado estratégica não é sustentável se não houver trade-offs (fazer uma coisa em detrimento da outra). Fazer as duas coisas resultará sempre em quebras na eficiência. Os trade-offs criam a necessidade de escolha e protegem a empresa contra reposicionadores e imitadores. As que tentam ser todas as coisas para todos os clientes, arriscam-se a que só gestores tomem decisões sem terem linhas de referência concretas. Posicionar os trade-offs é decisivo para competir e é essencial à estratégia.

Ao voltar à questão: “O que é a estratégia?”, verificamos que os trade-offs dão uma nova dimensão à resposta. A estratégia significa fazer escolhas de posicionamento competitivo. A essência da estratégia é decidir o que não fazer. Sem os trade-offs, não haveria necessidade de fazer escolhas e, portanto, de ter estratégias. Qualquer boa idéia que surgisse poderia e seria facilmente imitada. Mais uma vez, os resultados só dependeriam da eficiência operacional.

A sua vantagem competitiva advém da maneira como as suas atividades se encaixam e reforçam entre si. A vantagem competitiva nasce do sistema integrado de atividades. É mais difícil aos rivais igualarem um conjunto de atividades interligadas do que imitar uma estratégia particular, um processo tecnológico, ou um conjunto de características de um produto.

O que é a estratégia? Agora já podemos completar a resposta a esta pergunta. Trata-se de integrar o conjunto de atividades de uma empresa. O sucesso da estratégia depende de se conseguir fazer muitas coisas bem e em saber integrá-las. Se não houver adaptação entre as atividades, não há estratégia distintiva nem sustentabilidade. Mais uma vez, os resultados dependeriam da eficiência operacional.

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