O Produto Interno Bruto (PIB) do setor de Comunicações teve uma variação negativa de 0,9% em 2006 em comparação ao aumento geral de 2,9% do PIB brasileiro no mesmo período.
Será que este é o prenúncio da queda das empresa de telecomunicações? A indústria entrou na curva descendente de crescimento?
Sabemos que este setor, através das novas tecnologias, está passando por momentos de ruptura. Ligações sem custos (voip), messengers, web 2.0, etc. Quem tinha rede (fibras óticas, cabos coaxial, adsl...) tinha o poder. Agora com as redes sem fio como o wi-fi e o wi-max, ficará mais fácil e barato montar redes de comunicação. As redes perderão sua importância.
Será o fim das empresas de telecomunicações?
Neste momento de ruptura, o modelo de empresas de telecom que conhecemos corre grandes riscos. A necessidade por soluções de comunicação está aumentando. A população está crescendo, cada dia mais estamos ficando mais conectados, querendo falar mais. A indústria de telecomunicações não irá acabar, mas será muito diferente do que vivemos hoje. Telecom e TI estão se fundindo, provavelmente num futuro breve teremos a industria de “Tilecom”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário