18.2.08

Maestria 01

Existem aqueles raros momentos em que você, por indicação de um desconhecido, compra e lê um livro movido apenas pela curiosidade. De repente você se depara com uma jóia nas suas mãos. Aquele livro, adquirido despretensiosamente, mostra ser uma leitura interessantíssima, rica e muito útil para a sua vida.

Este raro momento aconteceu recentemente comigo quando li o livro Maestria: as Chaves do Sucesso e da Realização Pessoal. Para surpresa minha, encontrei na internet um resumo desse livro. Neste e nos próximos post, como forma de compartilhar os ótimos conceitos encontrados na obra, publicarei este resumo. Espero que gostem.



O que é Maestria?

Introdução

A palavra resiste à definição, mas pode ser reconhecida instantaneamente. Apresenta-se de duas formas, mas segue as leis mutáveis. Traz ricas recompensas, mas não é de fato uma meta ou um fim; é muito mais um processo, uma jornada. Chamamos a essa jornada de maestria e nos inclinamos a achar que ela requer um bilhete especial, que só pode ser adquirido pelas pessoas nascidas com capacidades excepcionais. Acontece, porém, que a maestria não está reservada aos superdotados e nem mesmo os que tiveram a sorte de começar cedo. Está ao alcance de quem quer que esteja disposto a entrar no caminho e permanecer nele – independentemente da idade, do sexo ou da experiência anterior.

A dificuldade está no fato de que temos poucos mapas, se é que temos algum, para guiarmo-nos na jornada ou até para mostrar-nos como encontrar o caminho. O mundo moderno, com efeito, pode ser visto como uma prodigiosa conspiração contra a maestria. Somos continuamente bombardeados com promessas de satisfação imediata, sucesso instantâneo e alívio rápido e temporário, que nos levam exatamente na direção errada. É a mentalidade imediatista, a antimaestria, que impregna nossa sociedade, e veremos que ela não só nos impede de desenvolver nossas capacidades latentes mas também nos ameaça a saúde, a educação, a carreira, as relações e talvez até a viabilidade econômica nacional.


Continua...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails