30.6.10

Um belo artigo sobre Inovação nas empresas



Nos últimos meses venho estudando a melhor maneira de promover a inovação na empresa onde trabalho. Tem muita coisa (ruim) escrita sobre esse assunto.

Semana passada me deparei com um artigo publicado pela Fundação Dom Cabral sobre esse tema. O artigo é bem interessante e mostra uma visão bem estruturada e ponderada de como promover a inovação no mundo corporativo.

Sugiro para aqueles que se interessam pelo tema que o leiam. Para baixá-lo clique AQUI.

28.6.10

Mudanças revolucionárias no Marketig

Para os profissionais envolvidos com marketing, vale a pena ler o artigo abaixo.

São tempos de mudanças.

O Marketing no Meio de Uma Mudança Revolucionária.
Por Lisa Arthur, CMO da Aprimo (www.1to1.com.br)

A função empresarial de marketing está no meio de uma mudança surpreendente. Como profissionais de marketing, somos confrontados com um grande dilema: mudar ou tornar-se irrelevante. Práticas e processos obsoletos não são mais suficientes. Com a diminuição dos orçamentos e uma economia atrasada, há a pressão para entregar o ROI, para alavancar e otimizar os novos canais de mídia social, e ao mesmo tempo, integrá-los com os nossos departamentos, dados e canais. Isso obrigou os profissionais de marketing a reinventar as suas marcas e seus papéis.

Mais do que nunca, os profissionais de marketing estão fazendo mais com menos. Nós estamos impactando diretamente a profissão de marketing e, por fim, o sucesso das nossas empresas. Nós estamos preenchendo o vazio, integrando os departamentos e assumindo maior responsabilidade para desafiar as formas tradicionais de pensamento. O Marketing de hoje é muito mais do que apoiar o esforço de vendas ou medir a preferência pela marca e conhecimento do mercado. Trata-se de influenciar decisões de compra, dotando os nossos consumidores com informação, e o mesmo tempo, capacitá-los para assumir o controle da nossa marca. Trata-se de afetar a percepção de marca e a diferença entre a sua organização estar ou não no jogo.

Hoje, os profissionais de marketing devem ser mais responsáveis. Para uma tentativa de unificar uma visão do negócio de marketing, não podemos continuar a dedicar nossos recursos fundamentais como dinheiro, pessoas e tempo em planilhas e dados discrepantes. Além disso, os profissionais de marketing não podem operar sem levar em consideração o ROI. Mas, para provar o ROI, não devemos apenas concentrar-se na análise dos fáceis canais digitais, temos de olhar para todos os canais e controlar o "I" do ROI, o investimento. Esses profissionais não estão mais em cubículos no fundo do escritório. Hoje, o CMO tem um assento na diretoria e é mantido como responsável pelos resultados de um CEO e um CFO.

Reconhecendo essa necessidade de mudança, nós da Aprimo consultamos inúmeros líderes de marketing para saber os passos necessários para desenvolver o marketing. Foram identificados os 10 Imperativos da Revolução do Marketing. São eles:

1. Marketing deve ser responsável. Como profissionais, é nossa responsabilidade assumir o controle de nossas marcas para modernizar, simplificar, integrar e envolver.

2. O CMO deve ser o agente da mudança. Agora, ele deve se tornar o líder revolucionário, quebrando a corrente da discrepância e disfuncional do marketing e redefinindo o processo e as métricas de sucesso de marketing.

3. Vamos lá, os consumidores controlam a sua marca. As empresas gastam milhões de dólares na construção de marcas fortes. Com a proliferação de novos canais, tais como as mídias sociais onde os consumidores têm a voz, os profissionais de marketing bem sucedidos compreendem que suas marcas vivem através das vozes dos consumidores e da comunidade. Os clientes podem construir, manter ou arruinar a sua marca.

4. Integre através das interações. Os profissionais de marketing devem integrar a experiência do cliente com todo o processo de marketing para conseguir o interesse e a interatividade dele.

5. Liberte seu conteúdo. As formas tradicionais de distribuição de vendas para os clientes foram para um outro caminho com proliferação das mídias sociais. Para melhores resultados, o conteúdo precisa ser "fragmentado" em pequenas quantidades convincentes para que ele possa trafegar facilmente entre os canais.

6. Inove para integrar o online com o offline. O investimento em marketing digital está estimado em U$ 54 bilhões/ano até 2015. No entanto, os líderes de marketing dizem que a publicidade online é fundamental, porém a maioria das suas atividades de marketing permanece "offline": eventos, telemarketing, seminários para clientes, road shows e etc. Os profissionais em marketing devem integrar todas as interações e pontos de contato para criar uma experiência do cliente consistente.

7. Seja móvel. Esteja em toda parte. Seja relevante. Com a explosão do crescimento da tecnologia em mobile, os profissionais de marketing necessitam alcançar e envolver os consumidores com conteúdos imediatos e específicos, dando um novo significado aos termos antigos como "ponto de venda”.

8. Quebrando as barreiras. Não é uma tarefa fácil gerenciar a mudança e o surgimento de novos canais para o mercado. A lista continua a crescer desde 20 anos atrás quando havia seis ou sete canais. Hoje temos: celulares, mídias sociais, blogs e etc. Os profissionais de marketing devem fazer o que os profissionais de outros negócios fizeram há muito tempo: automação dos fluxos de trabalho e das principais atividades da empresa.

9. Automatize a ciência do marketing. Utilize as ferramentas de automação para direcionar o foco e valor inicial. Mostre resultados, construa e inove tudo, desde processos e design até a própria marca.

10. Seja um maníaco, prove o ROI. Todo o marketing deve ser mensurável. Os líderes da revolução do marketing mensuram e comunicam, desenhando uma inspiração criativa dos processos para si próprios e para toda organização de marketing, dessa forma, conseguirão entregar resultados fantásticos.

25.6.10

Copa do Mundo nas embalagens

Com a Copa do Mundo, as empresas procuram faturar mais. As prateleiras dos supermercados estão lotadas de produtos com embalagens temáticas. Vejam alguns exemplos de bom gosto:











Legal, não é mesmo?


Para ver outras embalagens temáticas, clique AQUI.


Bookmark and Share

23.6.10

Nicholas Winton, o herói anônimo da Segunda Guerra

Esse blog é dedicado ao mundo dos negócios, mas as vezes eu quebro essa regra.

Para quem ainda não viu, veja a reportegem sobre Sir Nicholas Winton, um britânico que organizou o resgate de 669 crianças judias na antiga Tchecoslováquia, salvando-as da morte certa nos campos de concentração nazistas antes do início da Segunda Guerra Mundial.

Um exemplo para todos nós.



Bookmark and Share

18.6.10

Alain de Botton: Uma filosofia de sucesso mais bondosa e delicada

Gosto muito de assistir os programas e ler os livros do filósofo Alain de Botton. Ontem, preparando a aula que darei semana que vem para os alunos do MB de RH, achei uma palestra dessa atuor no ótimo site TED.

Vale a pena assistir a palestra. Tem opção de colocar legendas em português.







Bookmark and Share

17.6.10

Dan Pink e a surpreendente ciência da motivação

Outro vídeo interessante do site TED.

Analista de carreira Dan Pink examina o quebra-cabeça da motivação, começando pelo fato que cientistas sociais sabem mas a maioria dos gerentes não: recompensas tradicionais não são tão eficientes quanto pensamos.



Tem a opção de legendas em português.




Bookmark and Share

16.6.10

Entrevista com Mário Sérgio Cortela

Gosto muito das palestras do professor e filósofo Mario Sergio Cortela.

Veja pequena entrevista que ele concedeu para a equipe da HSM. Quem tiver oportunidade assista algumas palestras dele no Youtube ou compre o livro Qual a Sua Obra.



Bookmark and Share

9.6.10

Uma pérola de livro II

Comentário no twitter do principal autor do livro A Vida Que Vale A Pena Ser Vivido:

@clovisdebarros @sementeses Valeu pelo comentário, mas, sobre as vendas, 70% da edição já está vendida.

Que ótima notícia! Fico super feliz.

Bookmark and Share

Uma pérola de livro

Sabe quando você vai a locadora escolher um filme, acaba escolhendo um sem atores famosos, que não teve muita repercussão nos cinemas ou até mesmo foi lançado direto em DVD? Você não sabe muito bem porquê escolheu o tal filme. Quando te perguntam reponde que foi com a “cara dele”. Aí acontece a surpresa, o filme é muito bom, ótimo, excelente e você se pergunta por que ele não fez tanto sucesso. Questão intrigante.


Pois bem, isso aconteceu comigo, mas não foi com um filme e sim com o livro A Vida Que Vale a Pena Ser Vivida. Essa obra foi um achado, uma pérola. Foge do senso comum dos livros de auto- ajuda. A obra faz uma abordagem filosófica sobre o que é a vida boa. Não tem fórmulas prontas, os sete passos, as dez maneiras, os cinco segredos, etc. Talvez por isso não vai ser um best seller, afinal pensar dá trabalho. Em vez disso a obra apresenta os pensamentos de grandes filósofos como Aristóteles, Platão, Epicuro, Sêneca, Kant, Russeau, Nietzsche, entre outros. Tudo de forma mais simples, mais “mastigada” e amigável, mas não menos rica.


Aconselho a todos que gostam de se refletir sobre a vida, que procuram se tornar pessoas um pouco melhores a cada dia, a lerem esse grande pequeno livro.

Sinopse:

Este é um livro para todos aqueles que já descobriram que a soberania para deliberar sobre a própria vida, com todos os riscos, é nosso único verdadeiro patrimônio. A intenção desta obra é de fortalece os leitores para que possam resistir, cada vez melhor, contra todo tirano que pretenda empurrar-lhes goela abaixo a vida que vale a pena. Pois essa vida é a sua, com seus sonhos, suas ilusões, seus medos e esperanças.

Bookmark and Share
Related Posts with Thumbnails